A Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia) formalizou nessa terça-feira (18), em reunião realizada com o Consórcio Público Intermunicipal (Somar), a liberação do empréstimo de até R$ 500 mil para o programa de Saneamento Básico dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. O projeto faz parte do Plano Regional de Saneamento Básico para os quatro municípios que compõem o consórcio. “Esse plano é o pontapé para que possamos realizar, em conjunto, obras que farão a diferença na vida das pessoas que vivem nessas cidades“, destacou o prefeito de São Francisco do Conde e presidente do Somar, Evandro Almeida.
O consórcio foi criado no ano passado e busca fortalecer os municípios frente às dificuldades que por vezes encontram para financiamento das ações públicas. O primeiro plano de ação do Somar será um Além disso, outras duas prioridades emergências são segurança pública e transporte.
A diretora do Somar, Isabela Marinho, explicou que o próximo passo será reunir os secretários de cada município e darem seguimento aos trâmites jurídicos para obtenção do empréstimo.