A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda – Me. A partir da determinação, nesta segunda-feira (8), a comercialização, distribuição, fabricação e divulgação do produto estarão suspensas.
Em nota, o órgão informou que o tônico havia sido registrado como cosmético, entretanto, o seu rótulo contém as mesmas informações que o medicamento minoxidil. O produto recolhido, era vendido como estimulante do crescimento capilar, mais especificamente, da barba, cabelo e bigode.
A Anvisa também determinou a apreensão do produto Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, fabricado por Douglas Rafael Oliveira da Silva. Este produto, por sua vez, não possui registro e está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado e usado.
“O Minoxidil é o princípio ativo de um medicamento que só deve ser utilizado sob orientação médica. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 529/2021 lista a substância como não permitida para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes”, informou a Anvisa.



