Os potenciais socioeconômicas dos municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador (RMS), foram discutidos nesta terça-feira (23), durante o 1° Encontro Somando Potencialidades, realizado no município de Madre de Deus. O encontro contou com a participação dos gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico de Madre de Deus e São Francisco do Conde, da Secretaria de Finanças de Candeias e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE).
A iniciativa faz parte do plano de ações desenvolvidos pelo Consórcio Somar, formado pelos três municípios da RMS. Na oportunidade, foram discutidas novas oportunidades para a geração de polos de desenvolvimento, atração de emprego e renda e como vencer as atuais dificuldades apresentadas pela conjuntura nacional de crise econômica.
Somar
O Consórcio Somar é uma associação pública, constituída sob a forma de pessoa jurídica de direito público interno, integra a administração dos municípios: Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. O consórcio foi criado há dois anos e busca fortalecer os municípios frente às dificuldades que por vezes encontram para financiamento das ações públicas. Atualmente, o comitê do Somar é presidido pelo prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade (DEM).