A cantora Alcione, 77 anos, foi homenageada nesta segunda-feira (26) com o título de cidadã baiana durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A proposta foi apresentada pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), em reconhecimento à trajetória artística da Marrom e sua relação com a cultura do estado.
“Eu agradeço imensamente a todos vocês, do fundo do meu coração”, declarou Alcione durante a cerimônia, visivelmente emocionada.
Embora seja natural de São Luís, no Maranhão, Alcione mantinha uma conexão afetiva e artística com a Bahia. Em 1977, gravou o samba “Ilha da Maré”, do compositor baiano Walmir Lima, que se tornou um símbolo da cultura popular e da tradicional Lavagem do Bonfim.
“Oficialmente CIDADÃ BAIANA! Digo oficialmente porque sempre me considerei daqui e de vocês… A Bahia sempre teve papel fundamental na minha vida, através de músicas de Gilberto Gil, Edil Pacheco, Nelson Rufino, Walmir Lima, Lupa, Batatinha, Ederaldo Gentil, Tião Motorista, enfim, tantos mestres que ajudaram a consolidar minha carreira!”, escreveu na legenda de uma publicação em uma rede social.
A solenidade contou com a presença de representantes da cultura baiana, como Vovô do Ilê e a cantora Juliana Ribeiro, que reforçaram o simbolismo da homenagem.