Anvisa suspende venda, uso e propaganda do “chip da beleza”

Date:

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, na sexta-feira, 18/10, a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”.

O chip é uma terapia hormonal para fins estéticos, mas também é usado para tratamento de sintomas da menstruação e da menopausa. O chip já era proibido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) por riscos à saúde.

Conforme a Anvisa, a decisão foi tomada após denúncias apresentadas por entidades médicas. Em dezembro de 2023, sete organizações enviaram uma carta à agência pedindo providências com relação a estes implantes. O documento foi assinado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Segundo as entidades, há uma alta no atendimento de pacientes com problemas de saúde devido a implantes que misturam hormônios. “Chip da beleza” é o nome dado aos implantes de gestrinona, um hormônio sintético da progesterona, responsável por aumentar a taxa de testosterona (hormônio masculino).

Além da suspensão, a Anvisa também publicou um alerta sobre o uso dos chips. “Implantes hormonais manipulados popularmente conhecidos como chips da beleza não foram submetidos à avaliação da Agência e não existem produtos semelhantes devidamente registrados para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas de menopausa. A utilização de implantes hormonais manipulados pode trazer graves riscos à saúde“, alerta.

O uso de hormônios é seguro quando são utilizados produtos devidamente regularizados e que possuem estudos que comprovem qualidade, segurança e eficácia para os fins a que se destinam. Não coloque a sua saúde em risco. Busque orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal“, recomenda a agência.

Os principais efeitos colaterais e riscos associados aos implantes hormonais, de acordo com a Anvisa, são: elevação do colesterol e triglicerídeos no sangue, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca, crescimento excessivo de pelos em mulheres, queda de cabelo, acne, alteração na voz, insônia e agitação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mais de 50% dos casos de câncer de próstata no SUS são diagnosticados em estágio avançado

  Mais da metade dos casos de câncer de próstata...

Prefeitura de Candeias oferece transporte gratuito para estudantes do ENEM 2025

  A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de...

Candeias: Simpósio reúne profissionais para discutir cuidados com pacientes renais

  Os enfermeiros da Atenção Primária e os Agentes Comunitários...

Brasil goleia Indonésia e avança à fase mata-mata do Mundial Sub-17

  A seleção brasileira masculina cravou a segunda goleada seguida...