Após a onda de fake news o desgaste envolvendo o decreto do Pix, o presidente Lula determinou que todas as medidas de todos os ministérios e órgãos do governo federal passem pela análise da Casa Civil, comandada pelo ministro Rui Costa. A determinação foi informada na última segunda-feira (20), durante a reunião ministerial.
A informação foi revelada pelo senador Otto Alencar (PSD), em entrevista à Metropole nesta terça-feira (21). De acordo com ele, durante o encontro com os ministros, o presidente chamou atenção para a estrutura organizacional do governo federal e a importância da Casa Civil, que “analisa, filtra e observa os desejos do presidente” nessas matérias.
“Ontem ele disse isso com muita clareza, nada mais será feito que não seja encaminhado para passar pela Casa Civil. O ministro Rui Costa, neste ponto, é muito competente, muito cuidadoso e tem procurado fazer o melhor trabalho. Esse [medida do Pix] foi um caso que não passou. Agora o presidente deu essa determinação, tem que passar pela Casa Civil, como sempre deve acontecer”, disse o senador.
Para Otto, houve, nesse caso, um erro político ao permitir a circulação da falsa informação de que o governo cobraria impostos pelas transferências via Pix. O recuo do governo, revogou a norma sobre monitoramento das movimentações financeiras após a repercussão, foi, para o senador, um acerto.
“Acho que o presidente Lula consertou, o governo consertou. Mas, sem dúvida nenhuma, dá essa impressão de que o governo está cobrando impostos sobre tudo, o que não é verdade. Mas isso, na minha opinião, vai estar superado”, opinou.