Um ataque realizado por Israel deixou ao menos 15 palestinos mortos em Gaza, neste domingo (1). As forças israelenses continuaram os bombardeios no território e explodiram casas no extremo norte. Por causa do ataque foi necessário interromper as entregas de ajuda.
A informação foi confirmada pelo chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA). A imprensa local noticia que em Nuseirat, no centro de Gaza, um ataque aéreo israelense matou seis pessoas em uma casa, e outro ataque matou três em uma casa na Cidade de Gaza, inclusive duas crianças.
Relatos dos palestinos apontam que as operações de Israel no extremo norte do território são parte de um plano para expulsar as pessoas por meio de retiradas forçadas e bombardeios para criar uma zona-tampão – uma alegação que o Exército nega.
Os militares israelenses dizem que mataram centenas de combatentes do Hamas lá enquanto lutam para impedir o reagrupamento da facção. O braço armado do Hamas diz que matou muitos militares israelenses desde que a nova operação começou.