Atletas pedem que COI se preocupe com questões climáticas

Date:

 

Uma carta assinada por 406 atletas olímpicos de 89 países, incluindo 11 brasileiros, foi enviada nesta sexta-feira (14) aos candidatos à presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). No documento, os esportistas pedem que o futuro dirigente priorize a crise climática, alertando para os impactos do aquecimento global no esporte. “O aumento das temperaturas e as condições climáticas extremas já estão interrompendo os cronogramas das competições, colocando em risco locais icônicos e afetando a saúde dos atletas e torcedores”, diz um trecho da carta.

Entre os signatários estão a velejadora Martine Grael, bicampeã olímpica, a judoca Ketleyn Quadros e oito jogadoras da seleção brasileira de rúgbi sevens. A britânica Hannah Mills, campeã olímpica e embaixadora de sustentabilidade do COI, destacou a urgência do tema. “Os terríveis incêndios florestais de Los Angeles não poderiam ter sido mais claros: o momento é agora para definir um rumo para um futuro seguro e brilhante”, afirmou.

Os atletas pedem uma reunião com o futuro presidente do COI para discutir medidas concretas e fortalecer os compromissos ambientais da entidade, que já prevê a redução de 50% das emissões de carbono até 2030. As eleições para a sucessão de Thomas Bach ocorrem entre 18 e 21 de março, na Grécia, e têm entre os favoritos David Lappartient, Morinari Watanabe e Johan Eliasch.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Confira agenda completa do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

  O Brasil já tem datas e horários confirmados para...

Bahia sofre gol no primeiro tempo, mas reage e arranca o empate com Fluminense

  O Bahia conseguiu evitar a derrota na estreia em...

Conselho Técnico da Série B aprova realização de playoffs para definir vagas no Brasileiro da Série A

  O Conselho Técnico da Série B deu sinal verde...

Câncer de pênis causou quase 3 mil amputações do órgão nos últimos 5 anos

  Entre 2021 e 2025, o Brasil registrou 2.949 amputações por câncer...