Pela quarta vez nos últimos cinco anos, dois clubes brasileiros estarão na final da Copa Libertadores. Neste sábado (30), às 17h, Atlético Mineiro e Botafogo se enfrentam no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela decisão do torneio continental.
Os dois times chegaram à final após se destacarem nas semifinais. O Atlético Mineiro garantiu sua vaga ao superar o River Plate, desbancando o gigante argentino em seu próprio estádio. Já o Botafogo, em grande exibição, derrotou o Peñarol por 5 a 0 no Engenhão, no Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que o Botafogo chega à final da Libertadores. A equipe de Artur Jorge vem realizando sua melhor campanha na competição e entra no duelo com moral elevado, após vencer o Palmeiras fora de casa por 3 a 1, na terça-feira (26), e assumir a liderança do Campeonato Brasileiro com duas rodadas restantes.
Por outro lado, o Atlético Mineiro vive uma fase menos favorável no cenário nacional. O time ocupa apenas a 10ª posição no Campeonato Brasileiro e está há dez partidas sem vencer em qualquer competição. No entanto, os mineiros apostam todas as suas fichas na Libertadores. A equipe busca seu segundo título da competição, tendo sido campeã em 2013, quando o goleiro Victor, hoje dirigente do clube, foi um dos heróis da conquista sob o comando do técnico Cuca. Agora, sob a direção do argentino Gabriel Milito, o Galo tenta levantar o troféu mais uma vez.
O duelo entre as duas equipes não se limita apenas ao campo. Na última semana, eles se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, em um jogo tenso e cheio de provocações. O confronto terminou empatado sem gols, mas foi marcado por diversas discussões e disputas acaloradas no Independência, em Belo Horizonte. O clima promete ser igualmente quente no Monumental de Núñez.