O Departamento de Saúde de Nova Jérsei (EUA) emitiu um alerta na última terça-feira (20) sobre a exposição ao sarampo após ser identificado o caso de uma pessoa que estava com a enfermidade e compareceu ao show de Shakira no MetLife Stadium, em East Rutherford. A cantora se apresentou no local em 15 e 16 de maio na turnê mundial “Las Mujeres Ya No Lloran”.
De acordo com a agência, qualquer pessoa que estava no estádio em 15 de maio das 19h30 às 1h do horário local pode ter sido exposta à doença. Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA), o sarampo se espalha quando um indivíduo infectado tosse ou espirra. O vírus pode ficar no ar por até duas horas. A recomendação é de que os espectadores permaneçam atentos até, pelo menos, o dia 6 de junho, período estimado para o surgimento de possíveis sintomas. Ainda segundo o departamento, esta pessoa que estava com o vírus é morador de outro estado.
Em 2025, mais de mil casos da doença já foram registrados nos Estados Unidos, segundo dados do CDC. Em 96% dessas ocorrências, os pacientes não estavam vacinados ou não tinham certeza sobre seu histórico de imunização. Até o momento, nenhum outro caso relacionado ao show de Shakira foi confirmado, mas o alerta de saúde serve como medida preventiva diante da possibilidade de contaminação em larga escala.