Bahia desafia domínio do Fortaleza no Castelão em reencontro com Paiva

Date:

 

O Bahia entra em campo neste sábado (19), às 16h, com um desafio que vai além dos três pontos na tabela do Brasileirão. O Tricolor encara o Fortaleza, no Castelão, tentando quebrar um incômodo tabu: venceu apenas uma das últimas oito partidas como visitante contra o rival cearense desde 2019.

O jogo também marcará o reencontro com o técnico Renato Paiva, que comandou o Esquadrão em 2023 e fará sua estreia no comando do Leão do Pici.

Apesar da dificuldade recente no Castelão, o histórico geral do confronto ainda favorece o Bahia. Em 48 partidas, foram 19 triunfos, 14 derrotas e 15 empates.

Porém, quando se recorta apenas os duelos disputados em solo cearense, a vantagem muda de lado: o Fortaleza tem 12 vitórias como mandante, enquanto o Bahia soma cinco, além de oito empates.

Desempenho recente pesa contra o Esquadrão

O equilíbrio histórico começou a se desfazer nos últimos anos, especialmente com a ascensão do Fortaleza no cenário nacional. Desde que retornou à Série A, em 2019, o Leão do Pici tem sido dominante nos jogos em casa contra o Bahia.

Foram oito confrontos no Castelão desde então, com cinco vitórias do time cearense, dois empates e apenas um triunfo tricolor — o memorável 4 a 0, que praticamente garantiu a permanência do clube na edição de 2020 do Campeonato Brasileiro, com direito a show de Rodriguinho e Patrick de Lucca.

A sequência recente também inclui momentos marcantes. Em 2021, o Fortaleza venceu o Bahia por 2 a 1 na última rodada do Brasileirão e decretou o rebaixamento do Esquadrão para a Série B.

Últimos confrontos na Arena Castelão:

 Fortaleza 2×1 Bahia (Brasileirão 2024)
 Fortaleza 0x0 Bahia (Brasileirão 2023)
 Fortaleza 3×1 Bahia (Nordestão 2022)
 Fortaleza 2×1 Bahia (Brasileirão 2021)
 Fortaleza 0x0 Bahia (Nordestão 2021)
 Fortaleza 2×1 Bahia (Nordestão 2021)
 Fortaleza 0x4 Bahia (Brasileirão 2020)
 Fortaleza 2×1 Bahia (Brasileirão 2019)

Reencontro com velho conhecido

O duelo deste sábado marcará também a estreia de Renato Paiva no comando do Fortaleza. O técnico português teve passagem pelo Bahia em 2023, mas não deixou saudades ao torcedor tricolor.

Agora, assume o Leão do Pici no lugar de Juan Pablo Vojvoda, demitido recentemente. Paiva assinou contrato com o Fortaleza até o fim de 2026 e reencontra o ex-clube logo na estreia.

Já o Bahia vive bom momento no Brasileirão e busca consolidar sua posição na parte de cima da tabela.

Além da motivação por se manter no G-4, o Tricolor carrega a missão de reencontrar o caminho dos triunfos como visitante diante do Fortaleza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Obesidade infantil supera desnutrição no mundo, aponta Unicef

Pela primeira vez, há mais crianças e adolescentes obesos...

Câmara aprova urgência para projeto que libera mais recursos do Pré-Sal para saúde e educação

  A urgência para apreciação do projeto de lei complementar...

Bahia perde para o Fluminense e é eliminado da Copa do Brasil

  O Bahia não conseguiu passar mais uma vez das...

Medicamento brasileiro devolve movimento a pacientes com lesão na medula

Um medicamento desenvolvido no Brasil mostrou potencial para devolver...