O Bahia ficou no empate sem gols com o América de Cali, na noite desta terça-feira (15), na abertura do playoff das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo aconteceu na Arena Fonte Nova.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça (22), às 21h30 no horário de Brasília, no Pascual Guerrero, pelo jogo de volta. Quem vencer fica com a vaga nas oitavas de final. Em caso de nova igualdade, a disputa será nos pênaltis.
Antes de pensar em Sul-Americana, o Esquadrão de Aço enfrenta o Fortaleza, no próximo sábado (19), às 16h, no Castelão, pela 15ª rodada do Brasileirão. O time baiano é o quarto colocado na tabela com 24 pontos. Com 10, o Tricolor do Pici está afundado na zona de rebaixamento na 18ª posição.
Primeiro tempo
Logo no primeiro ataque do Bahia, Cauly tocou para Erick Pulga, que acabou sendo desarmada. Juba brigou pela bola e ao chutar, a bola bate no braço de Castillo e sai pela linha de fundo. Após revisão do VAR de um possível pênalti, o árbitro Andres Matonte foi chamado para rever lance e marcou escanteio para o Tricolor. Aos 12 minutos, Nestor bateu de fora da área para a defesa do goleiro Soto. O Esquadrão de Aço seguiu dominando o jogo, a bola, mas sem conseguir criar uma boa jogada de ataque. Enquanto o time colombiano deixou clara sua estratégia de jogo é se defendeu e jogar por uma bola.
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários modificados. Pelo lado do Bahia, Kayky entrou no lugar de Rodrigo Nestor, enquanto o América de Cali tirou Castillo e colocou Bocanegra. Aos três minutos, Kayky descolou boa enfiada de bola para Pulga, que partiu em velocidade, mas foi travado pela marcação na hora de finalizar. Aos 16 minutos, o Tricolor criou uma bela jogada de triangulação e Michel Araujo finalizou para a defesa de Soto. Na pressão do Esquadrão de Aço, Everton Ribeiro recebeu na grande área e chutou para gol. O goleiro defendeu, mas deu rebote e o mesmo camisa 10 acabou tocando para fora aos 17. Mas a melhor chance de gol no jogo aconteceu aos 24 minutos. Ademir pegou na direita e tocou para Pulga que fez o cruzamento para Kayky, que chegou sem goleiro, mas desperdiçou a chance ao finalizar na trave. Aos 44, o árbitro foi chamado ao VAR para rever o lance de uma possível expulsão de Everton Ribeiro, que deixou o braço esquerdo do adversário. Matonte mostrou o vermelho direto para o camisa 10 do Tricolor e amarelou Soto e Mina pelo lado colombiano. Aos 51, Cavadia recebeu o vermelho direto por dar um carrinho em Tiago. O Tricolor ainda tentou na finalização da entrada da área de Michel Araujo que mandou para fora, mas a arbitragem apontou impedimento na jogada.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0x0 América de Cali (COL)
Copa Sul-Americana – Playoff das oitavas de final (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 15/07/2025 (terça-feira)
Horário: 21h30 no horário de Brasília
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Andres Nievas e Agustin Berisso (ambos do URU)
VAR: Andres Cunha (URU)
Cartão amarelo: Gabriel Xavier (Bahia) / Castillo, Navarro, Soto, Mina (América de Cali)
Cartão vermelho: Everton Ribeiro (Bahia) / Cavadia (América de Cali)
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Rodrigo Nestor (Kayky) e Michel Araujo; Cauly (Everton Ribeiro), Erick Pulga (Tiago) e Lucho Rodríguez (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
América de Cali: Jorge Soto; Mateo Castillo (Bocanegra), Cristian Tovar, Jean Pestaña e Marcos Mina; Josen Escobar, Kener González (Cavadia) e Sebastián Navarro (Luis Paz); Cristian Barrios (Borrero), Joel Romero e Luis Ramos (Holgado). Técnico: Gabriel Raimondi.