O Bahia confirmou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor fez o que precisava, controlou o jogo e ficou no 0 a 0 com o Retrô, na noite desta quarta-feira (6), na Arena Pernambuco, pelo jogo de volta do confronto das oitavas de final. O time baiano havia vencido o primeiro encontro por 3 a 2.
O Esquadrão de Aço vai conhecer seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil através de sorteio promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As datas-base dos confrontos estão marcadas para 27 de agosto e 11 de setembro.
Agora, o Bahia vira a chave para a disputa do Campeonato Brasileiro, onde ocupa o quarto lugar com 29 pontos, fechando o G-4, zona que dá vaga direta na Libertadores do ano que vem. No próximo sábado (9), às 21h, o Esquadrão de Aço recebe a visita do Fluminense, na Arena Fonte Nova, pela 19ª rodada.
Primeiro tempo
O jogo começou com as duas equipes se estudando e sem levar perigo às metas dos goleiros. Aos sete minutos, o técnico Itamar Schülle foi obrigado a mexer no time e tirou Tales, que se machucou numa disputa de bola, para a entrada de Júnior Fialho. No toque de bola, o Tricolor chegou com perigo no cruzamento rasteiro de Lucho que passou pela frente do gol e a defesa do Retrô afastou na pequena área aos 28 minutos. O time pernambucano respondeu aos 37, na finalização dentro da área de Júnior Fialho, que exigiu grande defesa de Ronaldo. Três minutos depois, o arqueiro do Tricolor trabalhou novamente no chute de fora da área de Diego Guerra. Mas a arbitragem invalidou o lance apontando impedimento na jogada. O Esquadrão de Aço quase abriu o placar com Lucho Rodríguez ao completar o cruzamento de Arias na pequena área, mas Fabian Volpi fez grande defesa.
Segundo tempo
O Bahia voltou do intervalo com a mesma formação da primeira etapa. Já o Retrô fez mais uma modificação ao tirar o veterano Vagner Love para a entrada de Mascote. A partida recomeçou do mesmo jeito da primeira metade. Apesar de ter mais domínio, controle do jogo e chutar mais em gol, o Tricolor não conseguia usar essa superioridade para mexer no placar que seguia em branco. Itamar Schülle foi obrigado novamente a mudar a equipe por problema físico. Júnior Fialho, que havia entrado no lugar de Tales, também se machucou e foi trocado por Mike aos 21 minutos. No minuto seguinte, o Retrô assustou na cobrança de escanteio, a zaga pernambucana se antecipou a Ronaldo no cabeio, David Duarte tirou em cima da linha e Juba afastou o perigo. Na pressão pernambucana, Mascote foi lançado, invadiu a área e finalizou para fora. Aos 44, Michel Araújo dominou na entrada da área, mas chutou escorregando e mandou por cima da meta pernambucana. No minuto seguinte, Jean Lucas carimbou o travessão de Fabian Volpi ao bater colocado da meia-lua.
FICHA TÉCNICA
Retrô 0x0 Bahia (placar agregado: 2×3)
Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de volta)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 06/08/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Matheus Delgado Candancan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques (ambos de SP)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Cartão amarelo: Richard Franco, Vagner Love (Retrô) / David Duarte, Michel Araujo (Bahia)
Retrô: Fabian Volpi; Danillo (Eduardo), Rayan Ribeiro, Rayne e Gustavo Salomão; Richard Franco, Radsley e Iba Ly; Diego Guerra (Felipe Ferreira), Tales (Júnior Fialho) (Mike) e Vagner Love (Mascote). Técnico: Itamar Schülle.
Bahia: Ronaldo; Santi Arias, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Cauly (Ademir), Kayky (Tiago) e Lucho Rodríguez (Wllian José). Técnico: Rogério Ceni.