Bahia pega o Fluminense na primeira das cinco ‘decisões’ em casa no Brasileirão

Date:

 

O Bahia falhou na sequência de jogos como visitante, sofrendo derrotas para Cruzeiro e Palmeiras. Mas a boa notícia é que o tricolor agora voltará para casa. E mais: das oito partidas restantes pelo Brasileirão, disputará cinco na Arena Fonte Nova.

O primeiro desafio será diante do Fluminense, nesta terça-feira (31), às 19h, pela 31ª rodada da competição. Depois, serão mais quatro em Salvador, sendo dois seguidos: Cuiabá e Athletico-PR, pelas rodadas 33 e 34, respectivamente. Ainda receberá o São Paulo (36ª rodada) e o Atlético-MG, na última rodada da Série A.

Os outros três compromissos nesta reta final serão longe de Salvador, diante do Grêmio, Corinthians e América-MG. Mas nenhum deles virá de forma consecutiva: serão válidos pelas rodadas 32, 35 e 37, respectivamente.

Jogar na Fonte é um ponto forte para engrenar no momento crucial do campeonato. Afinal, nas duas últimas vezes que o Bahia esteve no estádio, saiu com resultados positivos sobre Internacional (1×0) e Fortaleza (2×0). Não só isso, como chegou a 66% de aproveitamento com o técnico Rogério Ceni no comando, e passou a vislumbrar uma possível vaga na próxima Copa Sul-Americana.

As derrotas para Cruzeiro e Palmeiras, porém, causaram queda no rendimento, que foi para 50%, e fizeram a zona de rebaixamento se aproximar mais uma vez. Agora, apenas dois pontos separam o Esquadrão, 15º colocado com 34 pontos, do Goiás, 17º com 32.

“Temos cinco jogos em casa, vencemos os dois últimos. O torcedor tem que acreditar, marcar presença e incentivar. Temos que vencer os jogos em casa”, disse Ceni após o revés para o Porco.

Rival modificado

Neste retorno à Fonte Nova, o Bahia terá pela frente um finalista da Libertadores. O que é mais uma ótima notícia, afinal, o Fluminense disputa o título neste sábado, contra o Boca Juniors, no Maracanã. Com foco no que pode ser seu primeiro troféu na competição continental, o adversário mandará um time bastante alternativo para Salvador.

Todos os titulares permanecerão no Rio de Janeiro, preservados para a decisão. Nem mesmo o técnico Fernando Diniz viajará para a capital baiana, já que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

“Precisamos ter um mental muito forte para o jogo e para o que vier de time deles. Eles têm uma final no sábado, mas a nossa é agora. Esse é o principal foco. Não podemos abrir mão do nosso jogo, da nossa final. Temos objetivo de terminar bem, na Sul-Americana e, diante do nosso torcedor, queremos dar alegria para ele nessa noite”, afirmou o zagueiro Kanu.

O Bahia, por sua vez, vem em um movimento contrário. Vários jogadores foram poupados na rodada passada. Segundo Rogério Ceni, as sete alterações aconteceram na tentativa de minimizar o desgaste físico dos titulares, pois a partida de hoje será o quinta do tricolor em 13 dias.

tentar jogar no limite para vencer e, consequentemente, manter o Bahia fora da zona de rebaixamento”, garantiu.

Para entrentar o Flu, porém, ao menos um desfalque é certo: Acevedo recebeu dois cartões amarelos e foi expulso contra o Palmeiras. Assim, terá que cumprir suspensão. Como é considerado reserva, o volante provavelmente será substituído por Yago Felipe.

Há ainda algumas dúvidas. Na defesa, Raul Gustavo deixou o campo na rodada passada por causa de um incômodo muscular na coxa direita. O zagueiro vinha sendo titular no lugar de Vitor Hugo, desfalque por causa de um corte na testa. A tendência é que ele seja vetado. Resta saber se Vitor Hugo terá condições de estar em campo. Gabriel Xavier pode ser uma alternativa, assim como David Duarte e Marcos Victor.

No meio-campo, Cauly treinou normalmente na segunda-feira (30) e deve atuar. Ele foi substituído no jogo contra o Cruzeiro por causa de incômodo na coxa e retornou a Salvador na última quinta-feira (26). Caso seja poupado, Ceni pode optar por três atacantes, com Ademir ao lado de Biel e Everaldo. Ratão segue em tratamento de lesão muscular e é dúvida.

Um possível Bahia tem: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo (Gabriel Xavier) e Camilo Cándido; Rezende, Yago Felipe, Thaciano e Cauly (Ademir); Biel e Everaldo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Virginia detalha preparativos para passar Ano Novo com Vini Jr. na Europa

  Virginia Fonseca vai começar 2026 na Europa ao lado...

Bahia recebe proposta de troca de jogadores do Atlético-MG por Vitor Hugo

  O Atlético-MG iniciou conversas com o Bahia em busca de uma solução para...

Ex-zagueiro da Seleção decide deixar clube da Série A pensando na Copa de 2026

  A trajetória de Thiago Silva no Fluminense está perto do fim. Aos 41...

Bahia fecha compra milionária de goleiro e define titular para 2026

  O Bahia decidiu exercer a opção de compra do goleiro Ronaldo e garantiu...