Em 2026, o Bahia irá mais uma vez em busca da Glória Eterna. Com a derrota do São Paulo para o Fluminense na noite desta quinta-feira (27), no Maracanã, pelo placar de 6 a 0, o Esquadrão de Aço não pode mais ser alcançado pela equipe paulista, garantindo pelo menos a sétima colocação no Brasileirão 2025, o que assegura, no mínimo, uma vaga na fase preliminar da Copa CONMEBOL Libertadores de América.
Diferente de 2024, quando a classificação chegou na última rodada, em 2025 o objetivo foi alcançado com três rodadas de antecipação. O Bahia ainda enfrentará o Juventude, nesta sexta (28) em Caxias do Sul; o Sport, na Arena Fonte Nova, no próximo dia 3 de dezembro; e o Fluminense, no Maracanã, no dia 7.
A expectativa tricolor é conquistar uma pontuação suficiente para retomar a quinta posição, assegurando uma classificação direta à fase de grupos da Libertadores.
Histórico
Será a quinta participação do Bahia na Libertadores. Antes, o Tricolor esteve na competição continental em 1960, 1964, 1989 e 2025. Seu melhor desempenho ocorreu em 89, quando o atual campeão brasileiro caiu nas quartas-de-final para o Internacional, de Porto Alegre.
Na sua última participação, o Bahia acabou eliminado na fase de grupos, após dois triunfos, um empate e três derrotas. O Tricolor chegou a liderar o chamado “grupo da morte”, com Internacional, Atlético Nacional da Colômbia e Nacional do Uruguai, mas foi derrotado nos três últimos jogos e terminou eliminado.

