A judoca brasileira Beatriz Souza conquistou, nesta sexta-feira (2), o primeiro ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Paris de 2024, após disputar a final com a israelense Raz Hershko, número dois no ranking mundial, na categoria +78kg do judô feminino.
A brasileira é a atualmente a número 5 do ranking mundial, foi prata no Mundial de judô de 2022 e bronze no ano seguinte. Antes de vencer a final, disputou as quartas com a francesa Romane Dicko, atual número um do mundo e campeã mundial em 2022.
Com 26 anos, em 2023 ela foi eleita pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a melhor atleta do ano em sua modalidade. Na sua trajetória no esporte, já acumula duas medalhas de bronze e uma de prata em campeonatos mundiais. Nos Pan-Americanos, Beatriz também já conquistou dois bronzes e uma prata.
Com a vitória de Beatriz, o Brasil alcançou um total de sete medalhas em Paris. Duas foram conquistadas também no judô: Willian Lima ficou com a prata após perder a final para o japonês Hifumi Abe na categoria até 66kg, e Larissa Pimenta, que bateu a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg e ficou com o bronze.