Começa neste domingo (20), às 13h (horário de Brasília), a Copa do Catar, primeiro mundial de futebol disputado no verão do Hemisfério Sul. A mudança do calendário se deve ao calor no país-sede, que deve ser um dos grandes desafios do torneio. Será a quinta tentativa do Brasil de conquistar o hexacampeonato.
O jogo de abertura terá o Catar, único estreante em copas, e o Equador, seleção que viveu altos e baixos nas eliminatórias. O Estádio Al Bayt também sediará a cerimônia de abertura. Em todo o torneio, não haverá venda de bebidas alcoolicas nos estádios.
No sábado (19), a Fifa anunciou as duas atrações que conduzirão a abertura: o cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi. A solenidade vai durar 30 minutos de duração e contará com um discurso sobre inclusão e diversidade.
Brasil
O Brasil chegou ao país-sede também no sábado. O time do técnico Tite estreia na quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), contra a Sérvia. Suiça e Camarões completam o grupo G. A copa tem oito chaves de quatro países. Dois por grupo se classificam para as oitavas de final, seguindo em mata-mata até a decisão.
Desde que conquistou o penta, em 2002, o Brasil parou nas quartas em 2006, 2010 e 2018, ante a França, Holanda e Bélgica, respectivamente. Em 2014, no Brasil, ficou nas semifinais, no trágico e histórico 7×1 imposto pela Alemanha. Com informações do GE




