Na tarde desta terça-feira (30), o Brasil conquistou um pódio histórico: medalha de bronze na final da ginástica artística feminina por equipe. O time é formado por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares.
Essa é a primeira medalha em grupo na ginástica feminina em uma Olimpíadas. As brasileiras seguiram entre a 5ª e 6ª posição durante quase toda a disputa. O cenário mudou no último aparelho apresentado pela equipe: o salto. Flávia Saraiva e Rebeca Andrade fizeram as maiores notas do país e conseguiram a virada brasileira, ultrapassando a Grã Bretanha.
O pódio foi formado por Itália, que conquistou a prata, e o dos Estados Unidos, protagonizado pela atleta Simone Biles, com o ouro. A nota leva em consideração a dificuldade e a execução do movimento na apresentação. Três atletas de cada delegação se apresentaram e as notas são somadas.
Rebeca Andrade, que garantiu a maior pontuação no salto com 14.100, volta a disputar nos próximos dias no individual geral, no salto, na trave e no solo. Flávia Saraiva disputa o individual geral e Julia Soares foi para a final da trave.