O prazo de validade dos vistos de passaporte para cidadãos chineses e brasileiros passou de 5 anos para 10 anos. A decisão foi anunciada no Diário Oficial nesta sexta-feira (19) após acordo estabelecido pelo chanceler Mauro Vieira e pelo ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, no Itamaraty. A data em que a regra entrará em vigor não foi informada.
Em nota, Vieira afirmou que o novo prazo facilitará viagens a turismo e a negócios. De acordo com o Itamaraty, em 2023 mais de 37.000 chineses visitaram o Brasil.
O Governo Federal também pretende alterar em sua política diplomatica a exigência de vistos de entrada no Brasil para portadores de passaportes da Austrália, Canadá e Estados Unidos. O prazo para restabelecimento foi prorrogado para janeiro de 2024.
De acordo com o Ministro Mauro Vieira, a prorrogação visa permitir a conclusão do processo de implementação do sistema e evitar o período próximo à alta temporada de viagens de fim de ano, garantindo assim sua introdução segura, sem afetar o setor de turismo.