O Campeonato Mundial de Canoagem Havaiana (Va’a) será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 13 e 21 de agosto de 2025. A competição, que ocorre a cada dois anos, reunirá cerca de mil atletas de 30 países na Praia de São Francisco, em Niterói, no Rio de Janeiro. Os percursos serão divididos entre provas de 8km, 16km e 24km, com apenas um representante por categoria por país.
O evento contará com transmissão ao vivo para diversos países e será exibido no canal da Confederação Brasileira de Va’a. A atleta Marta Terra, moradora de Niterói e campeã brasileira, será uma das representantes do país. A expectativa é que o campeonato movimente mais de R$ 30 milhões na cidade, impulsionando setores como hotelaria, turismo e gastronomia.
A estrutura montada inclui arquibancadas, áreas para atletas, estandes de expositores e apresentações culturais. O Mundial tem apoio da Prefeitura de Niterói e é considerado um marco para a consolidação da cidade como referência no esporte. Como preparação, será realizado o SuperPaddle, campeonato local de canoa havaiana, no próximo dia 26.