CAMAÇARI: PETROBRAS BUSCA INTERESSADOS EM ARRENDAR FÁBRICAS DE FERTILIZANTES NA BAHIA E EM SERGIPE

Date:

 

A Petrobras iniciou um processo nesta quinta-feira (10) para buscar interessados no arrendamento de suas fábricas de fertilizantes nitrogenados, localizadas na Bahia (Fafen-BA) e em Sergipe (Fafen-SE). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a estatal não teria mais interesse em permanecer no setor e já havia anunciado a suspensão das operações.

A decisão atende ao pleito dos governos dos estados, que não querem ter possíveis prejuízos com os fechamento das unidades, como a perda de empregos e dificuldades com as receitas.

A companhia está impossibilitada de vender controle de subsidiárias por liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) e já havia previsto em seu balanço perdas com a paralisação total das indústrias.

No comunicado, a Petrobras diz que abrirá um prazo para a manifestação das empresas interessadas em participar da licitação para o arrendamento.

“A transferência da operação depende da existência de interessados habilitados na etapa de pré-qualificação e da realização do processo de licitação”, diz o documento. Além das duas fábricas, a Petrobras incluiu os terminais marítimos de amônia e ureia do porto de Aratu, na Bahia.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a hibernação das fábricas foi anunciada desde março de 2018, sob a justificativa de que o negócio de fertilizantes não está mais nos planos da estatal. Na ocasião, a empresa relatou que as duas fábricas deram prejuízo de R$ 800 milhões em 2017. No fim daquele ano, antes da liminar do STF, contabilizou perda de R$ 1,3 bilhão com os ativos, diante da baixa probabilidade de venda.

O objetivo da Petrobras era iniciar o processo de hibernação das unidades até o fim do primeiro semestre de 2018. No entanto, a medida foi adiada devido aos pedidos dos estados, que solicitaram outras alternativas para manter as unidades em funcionamento.

Na Fafen-BA, a hibernação foi iniciada nas últimas semanas. Conforme as informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a produção foi totalmente paralisada na última sexta-feira (4).

A hibernação das duas unidades continuará, em paralelo à busca por novos operadores. O processo se refere somente a paralisação, mas também a adoção de ações para a conservação dos equipamentos e prevenção de impactos ambientais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

onta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra

  A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026...

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...