Cerca de vinte agentes pertencentes à Guarda Patrimonial de Candeias passaram, na manhã desta segunda-feira (31), pelo curso de nivelamento e atualização de procedimentos, promovido pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Ordem Pública. O local escolhido foi na antiga fábrica da CCA, às margens da BA 522.
O curso foi ministrado pelo GCM Samuel Rodrigues, que apresentou alguns requisitos básicos para a boa atuação dos agentes nos locais de trabalho. Noções de legislação, aprestamento, relação interpessoal, uso diferenciado da força, patrulhamento a pé, regras e conduta, entre outras, fizeram parte do cronograma do curso.
“Os agentes têm que contar com esses procedimentos para conservar a própria integridade física e também estar preparado para prestar o bom serviço ao cidadão”, explicou o instrutor Samuel.
O profissional também informou que o treinamento abrange a performance em eventos com número considerável de pessoas, a exemplo do São João, aniversário da cidade e carnaval. “Os agentes terão ações específicas atribuídas a um guarda municipal, a questão do ordenamento, proteger o cidadão, provê a segurança dos serviços e das instalações do município”, pontuou.
De acordo com o subcomandante da Guarda do município, Deraldo Alves, o treinamento já está na 3ª turma e deve alcançar os mais de 230 agentes que atuam na cidade. “Estamos perto do São João e o treinamento e o curso de reciclagem se fazem necessários para que possamos realizar um excelente serviço à sociedade”, revelou.
Marinava Silva, era a única mulher da turma, e disse que está pronta para realizar qualquer tarefa que for demandada pela Guarda. “Me sinto preparada e respeitada pelos colegas, afinal, a mulher também pode exercer qualquer cargo, basta querer”, ressaltou.
Na próxima sexta-feira (4), vai acontecer um treinamento intensivo para que os agentes possam colocar em prática tudo que aprenderam durante o curso.