A nova Biblioteca Pública professora Dalila Baptista foi inaugurada nesta sexta-feira (14), em Candeias, na região metropolitana de Salvador. O local, que estava fechado há mais de 10 anos, foi reformado e vai atender os estudantes do município.
O local conta com acervo de 2 mil livros físicos, 20 mil digitais, núcleo da imaginação, sala de estudo individual e para grupos, cursos tecnológico, auditório com capacidade para 55 pessoas, elevador panorâmico, playground, brinquedoteca, teatro e lanchonete.
Pessoas com qualquer tipo de deficiência também poderá ter acesso ao local sem nenhum transtorno. Além da acessibilidade a biblioteca conta com piso tátil e uma equipe especializada que dará todo suporte aos frequentadores.
De acordo com o secretário de educação, Cássio Vinicius, a biblioteca vai funcionar de todos os dias, com os seguintes horários: De segunda a sexta das 08 às 21h. Aos sábados e domingos ainda serão definidos os horários de abertura.
“Esse equipamento será referencia nacional e um espaço de inclusão. Teremos crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais. E antes de ser um equipamento cultural, a biblioteca é um espaço pedagógico/educacional, então vamos receber nossos alunos pós pandemia, durante todos os dias, pois acreditamos numa educação libertadora que rompa os muros da sala de aula e vai para ruas, museus teatros etc”, referendou o secretário de educação do município Cássio Vinicius.
Ainda emocionado com o aniversario da cidade e os equipamentos entregue neste dia festivo, o prefeito Drº Pitágoras apresentou outro projeto “ousado”, na área da educação que vai impactar tão quanto a biblioteca municipal. Através de um video, o foi lançado o projeto “Mundo do Conhecimento”, um complexo educativo de tempo integral, com uma area de aproximadamente 38 mil metros quadrados de extensão.
“O que nós estamos ofertando através da biblioteca Municipal de Candeias é justamente o conhecimento. E o mundo do conhecimento também irá produzir conhecimento, aliado uma gama de atividades que envolve a parte pedagógica, esportiva, cultural… E o mais importantes senhores: o projeto já está pronto, o dinheiro está na conta e a licitação deve sair nos próximos dias”, garantiu Pitágoras.
A biblioteca está localizada na Rua Desembargador Teixeira de Freitas, próximo a clínica Maria Albano (CLIMA), bairro da Pitanga.
SOBRE A BIBLIOTECA
A Biblioteca Pública Municipal foi fundada em 1968 ao lado do Casarão Horácio Pinto, na Rua Sete de Setembro. Em 1978, o prefeito Celino Gomes da Silva, construiu o prédio localizado na Rua Desembargador Teixeira de Freitas, batizando de Biblioteca Professor Magalhães Neto.