O prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, o secretário municipal de Obras, Francisco Fialho, o diretor de obras do Programa de Fortalecimento do ProSUS, na Região Metropolitana de Salvador, Elison Serra, e o engenheiro do ProSUS, José Neto, estiveram na sexta-feira, 24, visitando a área onde vai ser construída a Unidade Básica de Saúde – UBS, no Condomínio Nossa Senhora das Candeias I e II, no Bairro do Ouro Negro. Em seguida, a equipe também visitou o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – Álcool e Drogas, no Bairro da Nova Brasília, e a Academia da Saúde, na Urbis II.
UBS
O Condomínio Ouro Negro vai receber uma UBS porte II, unidade que abriga, na estrutura, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família. O início da execução da obra está previsto para daqui a 30 dias e a entrega num prazo de 10 meses a contar a partir do início dos serviços.
A UBS, principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção de qualidade à saúde. Com capacidade de atender 8 mil pessoas a unidade vai contar com dois médicos, dois enfermeiros, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, entre outros.
CAPS AD
Depois da visita ao local onde será instalado a UBS, a equipe se dirigiu ao CAPS AD, na Nova Brasília, que está em fase final de construção. O centro especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas vai atender pessoas de todas as faixas etárias. Dentro de pouco tempo a unidade receberá os móveis e equipamentos para começar a funcionar.
Academia da Saúde / Urbis
Depois da visita ao CAPS/Nova Brasília, o prefeito, o secretário e equipe do Prosus se dirigiram para a Academia da Saúde, na Urbis II. Antes mesmo de ser finalizada a obra, o equipamento público, custeado por meio de impostos do candeense, está danificado.
De acordo com representante da empresa responsável pela obra, foi necessário colocar um vigilante no local para evitar mais danos à construção.