Ednilson Alves, popularmente conhecido como Eide do Siticcan, figura emblemática do movimento sindical de Candeias e Região, assumiu nesta terça (30) a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de Candeias (SETRER). Eide sucede Filipe Magno, que agora comanda a Secretaria de Governo (SEGOV).
O sindicalista, militante do PT e Lulista de carteirinha chega com a missão de continuar o trabalho e ampliar as ações, especialmente na área da refinaria de Mataripe, que está prestes a ser reestatizada pelo presidente Lula, uma bandeira que vem defendendo há anos dentro do sindicato.
Filiado ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Candeias (SITICCAN), Eide traz consigo uma bagagem robusta de experiência e comprometimento com a classe trabalhadora. Como líder sindical e diretor do SITICAN, ele tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores e na formulação de políticas públicas que visam a ampliação do espaço e das oportunidades para os trabalhadores em toda a região.
Eide é um Caldereiro reconhecido, cuja trajetória no movimento sindical o credencia a levar a força e a determinação dos trabalhadores para a gestão pública. Sua nomeação representa um compromisso renovado com o desenvolvimento econômico e social de Candeias, reforçando a importância da participação ativa dos trabalhadores na construção de um futuro mais próspero e justo.
“A nossa gestão na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda será pautada pela continuidade das ações bem-sucedidas de Filipe Magno e pela ampliação das políticas públicas voltadas para os trabalhadores. Estamos preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirão com a reestatização que nosso presidente Lula fará da refinaria de Mataripe”, afirma Eide. Ele tem como compromisso o fortalecimento das relações de trabalho e com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico sustentável, com um olhar atento às necessidades e direitos dos trabalhadores da cidade.
Trajetória
Ednilson Alves trabalha na Refinaria Landulfo Alves, e iniciou a carreira como Jovem com 14 anos na empresa Petrobras, tendo passado pela empresa Montreal como Ajudante de Caldeiraria, auxiliar de topografia, nivelador. Logo depois fez o curso de Caldeiraria na Escola Traçado Nilson Borges em Candeias, onde se formou e iniciou a carreira de Caldereiro passando pelas empresas Monetreal, Techint, tendo sido promovido pra Caldeireiro Abramam em 2007. De lá para cá passou pela empresa Método Potencial onde ficou por 17 anos. Ele ingressou no Sitican e atualmente compõe a Diretoria Colegiada, onde se afastará das funções para assumir o cargo público. Militante do PT, esteve a frente das mobilizações da campanha do Governador Jerônimo e do presidente Lula na refinaria em 2022 e na defesa da reestatização da refinaria de Mataripe.