Três gerações consecutivas de prefeitos do Município de Candeias na Região Metropolitana de Salvador têm mandatos cassados por determinação do Poder Judiciário e um pelo poder legislativo.
Em 2008, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos (Amiga Ju) foi cassada por compra de votos. Na época, Maria Angélica Juvenal Maia (Maria Maia), segunda colocada nas eleições, assumiu o cargo.
Em 2012, reeleita para o cargo de prefeita de Candeias, Maria Maia teve o mandato cassado por ordem da Justiça.A prefeita e seu vice, Antonio Raimundo dos Santos (PT), conhecido como Loteba, foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de abuso do poder econômico
Com o afastamento de Maria Maia, assumiu a gestão do município o vereador Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco). Na época, Sargento Francisco presidia a Câmara Municipal de Candeias. Em 2012, no exercício do cargo de prefeito, Sargento Francisco foi reeleito.
Em 2016, o Ministério Público Federal denuncia o prefeito Sargento Francisco ao Poder Judiciário. Incriminado por fraude em reformas de unidade de saúde, a justiça determina que o prefeito seja afastado do cargo por 180 dias.
Sargento Francisco torna-se o terceiro prefeito de Candeias há ser afastado do mandato, por determinação da Justiça. Em decorrência de possíveis atos de improbidade administrativa.
Vice Prefeito
Com o afastamento de Sargento Francisco, o vice-prefeito Jorge Luiz Tavares Bordoni (Bom Jorge, PRB) assume a gestão municipal, por 37 dias até o retorno de Francisco.
Afastado do cargo de Prefeito há 37 dias, Sargento Francisco (PSD) conseguiu derrubar a liminar que pediu seu afastamento do cargo por 180 dias, mas e retorna para terminar o mandato.
Mais um afastamento Agora Pitágoras.
A Câmara de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), acatou a denúncia contra o prefeito Doutor Pitágoras e também decidiu pelo afastamento do gestor. Por 9 votos a 8, os vereadores decidiram pelo recebimento da denúncia, e por 9 a 8 aprovaram o afastamento de Pitágoras por 90 dias. O caso se refere a uma suposta compra superfaturada de respiradores e máscaras pela prefeitura.
Vice Prefeita
Márcia Gomes é empossada prefeita de Candeias pela Câmara de vereadores.Após aceitação do afastamento cautelar contra o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, a Câmara Municipal deu posse à Márcia Gomes, como prefeita interina do município pelo Inicial de 90 dias. A posse ocorreu nesta quinta-feira, 09, na Câmara de vereadores.