No próximo domingo (18), o Santuário de Nossa Senhora das Candeias deverá receber cerca de 12 mil fieis na sétima edição da Peregrinação Fé e Luz. Este ano, o evento que terá como tema “Oh Virgem, dai-nos à luz que é Jesus para construirmos a paz”.
A romaria reunirá 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.
A concentração será às 6h, na BA-523, em frente a Prefeitura Municipal de Candeias. Antes da caminhada acontecerá a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto de quatro quilômetros. “Por questões práticas de uma comodidade maior para a celebração, fizemos a opção de sair da praça dos Três Poderes, porque ali tem um espaço amplo para o palco e celebrar de tal forma que as pessoas tenham a visibilidade do espaço celebrativo e se acomodar de forma mais tranquila”, explicou o pároco do Santuário Nossa Senhora das Candeias, frei Jorge Luiz Soares, em entrevista ao programa Fala Comigo desta sexta-feira (17). O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.
Peregrinação
Durante a caminhada, parte das rodovias BA-522 e 523, que liga Candeias ao município de São Sebastião do Passé e a BR-324, será interditada. Cerca de 2 mil pessoas estarão envolvidas no apoio aos fieis. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016 e 2017).
Santuário
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.