Iniciou nesta segunda-feira (16), a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, em Candeias. A ação realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a Prefeitura de Candeias, vai até a próxima sexta-feira (20).
“Estou aqui hoje para fazer a minha parte, sou doadora desde os meus 18 anos, é muito importante que todos façam parte dessa ação, pensando sempre no próximo, sem olhar a quem, é um gesto que salva vidas”, disse a moradora Mariellen.
Para atender um maior número de candidatos, estão disponíveis duas unidades móveis, na Praça Dr Gualberto, no estacionamento ao lado da Maganize Luiza, das 08h às 16h. A ação tem o objetivo de reforçar os estoques de sangue, além de facilitar o acesso e se aproximar dos candidatos à doação e tem dificuldades de comparecer durante a semana nos pontos de coleta.
Para doação de sangue, o candidato deve se dirigir ao posto de coleta, portando documento oficial com foto (válido em território nacional), pesar mais que 50 kg, estarem alimentados (evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação), estar descansado e em boas condições de saúde no dia da doação e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Se você estiver entre 16 anos e 18 anos incompletos é necessário estar acompanhado pelo responsável legal. Para os maiores de 60 anos, é necessário ter feito pelo menos uma doação anteriormente.
Além disso, é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.
Cadastro de medula óssea – Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.