Candeias: Parceria dá início ao projeto de formação de professores nos distritos

Date:

 

Depois de algumas reuniões envolvendo órgãos e instituições públicas e privadas, ocorreu na Escola Municipal Castro Alves, no Distrito de Passé, o primeiro encontro para discutir com à comunidade o projeto de formação de professores, cujas principais temáticas estão ligadas às áreas da cultura, turismo, meio ambiente, educação, patrimônio cultural e memória. Participaram professores das Escolas: Castro Alves, Antônia Cristina, Palmira Garcês, Monteiro Lobato e Albertina Coelho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação – Seduc, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, Dutovia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural – Ipac e, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. E tem como propósito desenvolver ações e formações com professores da educação básica de escolas municipais de Candeias, visando o fortalecimento da identidade cultural, a valorização do meio ambiente e história local.

Importante salientar que esse trabalho envolve não apenas os professores. Com a formação, os professores serão os multiplicadores nas escolas e comunidade, proporcionando, assim, a participação de estudantes, mestres dos saberes e comunidade local, de modo que todos sejam aos poucos inseridos no processo de aprendizagem e formação.

A princípio, o projeto será realizado em seis distritos, a saber: Passé, Caboto, Madeira, Pasto de Fora, Caroba e Menino Jesus. Os critérios de escolha foram definidos pelas entidades envolvidas, levando em consideração a proximidade dessas regiões com as indústrias instaladas no entorno de Candeias, e ainda, pelo fato de alguns distritos serem banhados pela Baía de Todos os Santos, que passará pelo processo de requalificação, através do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, dentre outros fatores.

Vale frisar que um dos principais objetivos da formação é além de trabalhar a questão da educação patrimonial, ampliando o leque de conhecimentos e o sentimento de pertencimento histórico, cultural e ambiental por parte das comunidades envolvidas, aproximá-las ainda mais do patrimônio cultural e ambiental situado no entorno desses distritos, a exemplo do Museu Wanderley Araújo Pinho, em Caboto, se apropriando desse espaço para realização de formações, encontros, e intervenções artístico-culturais diversas.

Fonte: Assessoria Seduc / Secult

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mais de 50% dos casos de câncer de próstata no SUS são diagnosticados em estágio avançado

  Mais da metade dos casos de câncer de próstata...

Prefeitura de Candeias oferece transporte gratuito para estudantes do ENEM 2025

  A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de...

Candeias: Simpósio reúne profissionais para discutir cuidados com pacientes renais

  Os enfermeiros da Atenção Primária e os Agentes Comunitários...

Brasil goleia Indonésia e avança à fase mata-mata do Mundial Sub-17

  A seleção brasileira masculina cravou a segunda goleada seguida...