Depois de algumas reuniões envolvendo órgãos e instituições públicas e privadas, ocorreu na Escola Municipal Castro Alves, no Distrito de Passé, o primeiro encontro para discutir com à comunidade o projeto de formação de professores, cujas principais temáticas estão ligadas às áreas da cultura, turismo, meio ambiente, educação, patrimônio cultural e memória. Participaram professores das Escolas: Castro Alves, Antônia Cristina, Palmira Garcês, Monteiro Lobato e Albertina Coelho.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação – Seduc, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, Dutovia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural – Ipac e, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. E tem como propósito desenvolver ações e formações com professores da educação básica de escolas municipais de Candeias, visando o fortalecimento da identidade cultural, a valorização do meio ambiente e história local.
Importante salientar que esse trabalho envolve não apenas os professores. Com a formação, os professores serão os multiplicadores nas escolas e comunidade, proporcionando, assim, a participação de estudantes, mestres dos saberes e comunidade local, de modo que todos sejam aos poucos inseridos no processo de aprendizagem e formação.
A princípio, o projeto será realizado em seis distritos, a saber: Passé, Caboto, Madeira, Pasto de Fora, Caroba e Menino Jesus. Os critérios de escolha foram definidos pelas entidades envolvidas, levando em consideração a proximidade dessas regiões com as indústrias instaladas no entorno de Candeias, e ainda, pelo fato de alguns distritos serem banhados pela Baía de Todos os Santos, que passará pelo processo de requalificação, através do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, dentre outros fatores.
Vale frisar que um dos principais objetivos da formação é além de trabalhar a questão da educação patrimonial, ampliando o leque de conhecimentos e o sentimento de pertencimento histórico, cultural e ambiental por parte das comunidades envolvidas, aproximá-las ainda mais do patrimônio cultural e ambiental situado no entorno desses distritos, a exemplo do Museu Wanderley Araújo Pinho, em Caboto, se apropriando desse espaço para realização de formações, encontros, e intervenções artístico-culturais diversas.
Fonte: Assessoria Seduc / Secult