O comércio de Candeias voltou a funcionar nesta segunda-feira (22), de forma gradual. A prefeitura decidiu flexibilizar gradativamente a atuação do setor após reunião com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Candeias e o Comitê de Enfrentamento de Combate à Covid-19. O decreto nº 064/2020 define que a reabertura será feita por meio de alternância de dias e horários das atividades comerciais e de serviços, para evitar o risco de aglomeração e permanência de pessoas.
O formato de abertura da primeira fase vai seguir o protocolo apresentado pela CDL, que divide em duas categorias: A e B. De segunda a sexta, o comércio ficará aberto das 8h às 17h, e, aos sábados, será até às 15h por causa do decreto do Toque de Recolher, valendo até o dia 30 de junho. A avaliação sobre a necessidade de permanência ou progressão deverá ocorrer, no máximo, a cada sete dias, de acordo com a gestão municipal.

Grupo A (segunda, quarta e sexta)
Floricultura, Cama, mesa e banho; Artigos esportivos; Artigo para escritório; Utilidades do lar; Calçados, bolsas e demais acessórios; Tecidos; Armarinhos e vestuário.
Grupo B (terça, quinta e sábado)
Cosméticos, perfumarias, joalherias e bijuteria; Eletrodomésticos; Informática; Móveis; Estúdio de revelação e impressão fotográfica; Gráficas; Papelaria e livrarias; Colchões; Artigos para festas; Bombonieres e chocolates.
OUTROS ESTABELECIMENTOS
O documento também fala da 2ª, 3ª e 4ª fase de reabertura do comércio que vai englobar outros estabelecimentos. A previsão é que os estabelecimentos pertencentes a esses grupos voltem a funcionar o quanto antes.
MEDIDAS DE HIGIENIZAÇÃO
Ficou acertado também que os donos de estabelecimentos deverão tomar as medidas de higienização para a proteção de funcionários e clientes do coronavírus. Fica estabelecido a disponibilização de álcool em gel; flexibilização de horários entre os funcionários; distanciamento entre pessoas, entre outros pontos que consta no documento.
Fonte: Madre Noticias