O 14 de agostou amanheceu com sol entre algumas nuvens anunciando boas novas para Candeias que completava 59 anos de emancipação político-administrativa.
A programação oficial começou na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, às 8h25, com a população, secretários, vereadores, a vice-prefeita Márcia Gomes e outras autoridades assistindo ao Hasteamento das Bandeiras de Candeias, da Bahia e do Brasil ao som do Hino Nacional pelo prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, o deputado estadual, Sargento Isidório, e o major comandante da 10ª CIPM, Paulo César Nunes.
Em seguida, o prefeito e toda a comitiva todos caminhando, foram para o Santuário Nossa Senhora das Candeias, onde, a partir das 9h15, foi celebrada uma missa em homenagem ao aniversário da Cidade das Luzes pelo Frei Jorge, quando foram exaltadas as qualidades do povo candeense e se pediu a Deus felicidade para todos os que moram em Candeias na data magna.
Depois da missa e dos cumprimentos, a comitiva seguiu para a Câmara Municipal de Candeias para a sessão de abertura dos trabalhos legislativos no segundo semestre com a mensagem do prefeito.
Mensagem
Depois da entrega das placas do Título de Cidadão de Candeias ao vereador Arnaldo Araújo, de autoria do vereador Val Enfermeiro, ao deputado federal Paulo Magalhães, de iniciativa do vereador presidente da Câmara, Fernando Calmon, e ao ex-vereador Casimiro Correa, de autoria do vereador e filho do homenageado, Sílvio Correa, o prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, como de praxe, leu a mensagem na Tribuna.
Depois de agradecer a presença de todos, ratificar que o Plano de Governo de campanha vai ser integralmente cumprindo, Dr. Pitagoras reconheceu que sabe das críticas que tem sofrido, mas disse que, para ajustar a Prefeitura em caos administrativo-financeiro, era preciso um “freio de arrumação” muito forte a fim de colocar Candeias no rumo do crescimento e desenvolvimento.
Na sequência, o prefeito confirmou a realização da obra de urbanização da Avenida Wanderley de Araújo Pinho (um sonho dos moradores e um dos mais antigos de Candeias), a reforma do estádio David Caldeira (que todos sabem quando foi abandonado pela administração municipal) e a retomada das obras da Vila Benedito, no bairro do Sarandi (iniciadas no governo Maria Maia, mas abandonadas pelo alcaide Sargento Francisco em 2012 assim que se reelegeu) e a inauguração da Policlínica no bairro do Malembá com 22 especialidades, Central de Vacinação, ao lado do Posto Médico Luiz Viana Filho, o mais populoso de Candeias, a Clínica da Mulher, ainda ontem, além de, em breve, a emergência pediátrica na cidade, a clínica veterinária e a Farmácia Popular 24h, inéditos em 59 anos em Candeias.
Também falou da Operação Mais Asfalto, já em execução, que garantiu chegará a outros bairros e distritos.