A elevação da temperatura torna alguns ambientes propícios para a propagação de animais peçonhentos, como os escorpiões. Neste sentido, a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), reforça a orientação sobre como evitar acidentes com esses animais.
A Vigilância Epidemiológica – VIEP explica que, por conta dos animais possuírem hábito noturno, eles tendem a se esconder em lugares escuros como buracos, móveis, sapatos, toalhas e roupas.
Além disso, enfatiza a importância de não jogar lixo em terrenos baldios, para diminuir as fontes de alimento dos escorpiões, que são grilos, baratas, aranhas e outros pequenos animais invertebrados.
Em casos de acidentes com escorpião, é recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica, e procure imediatamente a unidade de saúde, de preferencia o Hospital Municipal José Mario dos Santos (Ouro Negro).
Confira cuidados e precauções:
Verificar calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
Usar tela em ralos, pias, tanques, caixas de gordura e fossas sépticas, além de sempre mantê-los limpos;
Tomar cuidado com frestas;
Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;
Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;
Limpar o quintal ao redor do domicílio, removendo tudo o que possa servir de abrigo para os escorpiões;
Verificar se há escorpião em todo material ou objeto que seja levado para dentro do domicílio, como roupas no varal, material para reformas ou gravetos para fornos.
O que o acidentado deve fazer:
Lavar o local com água e sabão;
Ficar em repouso, evitar se movimentar;
Procurar o ponto estratégico, de preferência o Hospital Municipal Ouro Negro ou Unidade de Saúde mais próxima;
Se for possível (com segurança e desde que não leve muito tempo, pois a prioridade é o atendimento médico urgente), capturar (usar pinça longa ou algo semelhante e pote com tampa) o animal e levá-lo ao setor da vigilância sanitária, localizado em frente ao posto Luiz Viana Filho.