A Prefeitura de Candeias anunciou nesta segunda-feira (18), novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, incluindo a instituição do toque de recolher. A decisão foi tomada durante uma reunião do Comitê de enfrentamento ao Covid-19 realizada hoje. A determinação começa a valer a partir da próxima quarta-feira (20) e segue até 31 de maio.
O toque de recolher na cidade vai vigorar das 20h às 5h. A prefeitura informou ainda que vai contar com o apoio das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, para garantir o cumprimento do decreto.
Na ação, estarão proibidas a circulação e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. De acordo com a determinação só será permitido o deslocamento para farmácias, de servidores e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde, além das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial. Os moradores poderão circular na cidade desde que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento. O funcionamento dos postos de combustíveis e dos serviços de delivery estarão liberados das 20h às 23h59.
Em caso de descumprimento da determinação, o cidadão será autuado e, em caso de resistência ao decreto poderá ser conduzido até uma unidade policial.
Segundo a secretária de Saúde, Soraia Cabral, a medida visa frear a contaminação pelo Coronavírus no município. “Infelizmente uma parte da população ainda não tem respeitado os decretos. Algumas delas continuam se aglomerando. Estamos equipando toda nossa rede de Saúde para atender nossos munícipes e vamos entregar a Central de Combate ao Covid nesta terça-feira. O foco neste momento será na orientação da população no sentido de que é preciso ficar em casa para proteger a si e aos outros”, afirmou a secretária de Saúde, Soraia Cabral.
Candeias contabiliza 87 casos confirmados de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado no domingo (17). Outros 24 estão em análise, 155 paciente testaram negativo e 23 pessoas estão curadas. Cinco pessoas permanecem internadas no Hospital Ouro Negro.