A Prefeitura de Candeias, representada pela vice-prefeita Márcia Gomes, e equipes das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e Turismo e de Juventude, se reuniu em São Francisco do Conde com a Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, do Campus Malês Matilde Ribeiro, professores e outros profissionais para discutir ações e firmar parcerias que beneficiem o município de Candeias.
Para o Prefeito de Candeias, Dr. Pitagoras Ibiapina, ações como essa são essenciais e devem ser fortalecidas de modo a trazer resultados positivos não apenas para o povo de Candeias, mas para cidades circunvizinhas também, formando um forte polo e modelo de integração e intercâmbio cultural e educacional.
Na ocasião, várias temáticas foram discutidas entre os envolvidos no processo, onde se avaliou, até mesmo, iniciativas já realizadas anteriormente. Como o município de Candeias não conta com uma Universidade Pública, que possa oferecer serviços diversos aos cidadãos, por intermédio das Secretarias presentes, foi possível a captação de cursos, a exemplo de formação continuada para os professores, estágio para estudantes de Letras, Cursos de Idiomas para os jovens, dentre outras atuações previstas, tendo como elo principal a relação entre cultura e educação, duas áreas que precisam ser trabalhadas para desenvolver os aspectos sociais, econômicos e culturais da cidade.
Ainda se discutiu sobre outros projetos que precisam ser colocados em prática, a exemplo do Capoeira na Escola, Especialização em História da África e História do Negro no Brasil, em parceria com a UNIAFRO, trabalhos destinados a populações ribeirinhas, festival de cinema, ações de empoderamento com mulheres negras e em terreiros, trabalhar a temática LGBT. O Secretário de Educação, Jair Cardoso, falou da importância da Unilab para a cidade de Candeias atuando na formação de professores e ajudando a elevar o índice da educação básica do município.
Importante salientar que o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Cássio Vinícius, fechou parceria para que alguns grupos de danças africanas, da própria instituição, se façam presentes, no 1º Dança Candeias, evento que buscará promover a integração, a socialização, e a discussão de assuntos contemporâneos, por intermédio da performance, da dança e da arte, a se realizar no dia 27 de abril, na Praça Gualberto D. Fontes, no município de Candeias. Na oportunidade solicitou da Universidade curso das línguas Iorubá e banto voltado para os terreiros de Candomblé.
A expectativa é que esse laço entre a Prefeitura de Candeias e a UNILAB se torne ainda mais consolidado, e que diversos outros segmentos sejam contemplados com ações e iniciativas que mudem o cenário atual do município de Candeias e região.