Com o objetivo de combater a poluição sonora e conscientizar a população sobre os danos à saúde e os prejuízos para a sociedade, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Sesur) de Candeias lançou uma operação integrada que será executada a partir deste mês de setembro.
A ação foi definida em reunião estratégica realizada na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da Secretaria de Ordem Pública, com a presença dos secretários das pastas diretamente ligadas a campanha, entre eles Carlinhos Ibiapina (Sesur), Emerson Nino (Mobilidade Urbana), Adejair Estevam (Semop).
Durante o encontro, foram discutidas as competências legais de cada órgão, reforçando a importância da atuação conjunta no enfrentamento da poluição sonora. Também esteve em pauta o licenciamento de festas e eventos no município, reforçando a necessidade de alinhamento entre as instituições para garantir organização e cumprimento da legislação.
“Nosso papel é fiscalizar, mas também orientar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância de respeitar os limites de ruído estabelecidos por lei. A fiscalização será contínua, para que a gente consiga resolver esse problema que afeta todo o município”, afirmou a coordenadora da pasta, Maiara Pereira.
“Iremos iniciar um período de conscientização, disponibilizando canais de denúncia. Após isso, vamos começar o processo de fiscalização ambiental, com autuações e apreensões quando necessário”, alertou.
A operação contará com fiscalizações constantes e ações educativas, principalmente nos finais de semana, tanto na sede quanto nos distritos. As inspeções serão realizadas em parceria com a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), buscando garantir mais tranquilidade e o bem-estar dos cidadãos.
Além dos citados, estiveram presentes na reunião Joelma Aneide (Chefe de Gabinete), Abdoral Junior (Subsecretário da Semop), Jackson Andrade (Superintendente Semop), além de representantes da Seplandur.