As ações de prevenção contra os efeitos da chuva no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, foram discutidas durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira entre a Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social e Trânsito e Transportes. Entre a segunda (3) e terça (4), a Defesa Civil recebeu mais de 30 chamadas por conta da forte que atingiu o município. Houve alagamentos nas Ruas Maranhão, no Bairro da Pitanga, e Marechal Deodoro, no Bairro do Santo Antônio, e, na Urbis II, o muro de uma casa caiu.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Everton Souza, estão sendo feitas ações como limpeza de canais, de bocas de lobo e beira de córregos, capinação e varrição de locais considerados de risco o que diminuiu os efeitos da forte chuva entre ontem e hoje. No período, choveu 75 mm, o esperado para o mês. Ele alerta a população em localidades para convocar a Defesa Civil ao notar qualquer anormalidade pelos números 199 ou (71) 3605-2574.
Boletim
A previsão meteorológica indica continuidade de chuva com possibilidade de pancadas nos próximos dois dias – quarta (5) e quinta-feira (6). O boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) registra áreas de risco de movimentos de massa no município que se caracterizam pela presença de taludes de corte/aterro mal executados em encostas de alta declividade. As encostas são ocupadas por moradias, na maioria, de elevada vulnerabilidade. Esta situação associada à precipitação incidente e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.