A Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia) e a Liga Desportiva Candeense de Futebol realizam em Candeias, cidade na Região Metropolitana a 49 km de Salvador, um Curso para árbitros, treinadores, dirigentes de clubes e desportistas sobre formação de escolinhas de futebol, qualificação de árbitros e assistentes e interessados com palestras abrangendo temas administrativos, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais.
No primeiro dia, 4, o diretor da Sudesb, Sinval Vieira, que é advogado, radialista e desportista, falou sobre os caminhos jurídicos, técnicos e administrativos para a fundação e manutenção de uma escolinha de futebol atividade muito difundida no interior da Bahia.
Depois, à tarde, o ex-jogador de futebol Lembrança, falou sobre regras de futebol e regulamentos, principalmente para árbitros e assistentes.
Hoje, pela manhã, as palestras serão sobre futebol moderno com base no estilo europeu com Rui Português, professor de educação com especialidade em futebol. À tarde, haverá aula prática com Gérson Boca, no campo do Malembá.
A atividade, realizada na sede do Sindquímica, no bairro da Pitanga, tem o apoio do presidente Eder Ferreira, e da diretoria eleitos da Liga Desportiva Candeense. É a primeira vez que um curso desse nível é realizado na cidade.
A reportagem não registrou a presença de nenhum representante da Secretaria de Esporte de Candeias.
Ao final da formação, os participantes receberão certificados.