O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Candeias realizou nesta terça-feira (30), o encerramento da campanha “Janeiro Branco”, mês dedicado a conscientização sobre a saúde mental.
Com o tema: “Não deixe sua saúde mental passar em branco”, a caminhada que saiu da sede do CAPS, na Nova Brasília até a Praça Dr Gualberto, alertou a população sobre a importância dos cuidados com a mente e também com a saúde física. A iniciativa busca destacar que a saúde integral abrange não apenas o corpo, mas também a mente.
Além de conscientizar sobre a importância da saúde mental, a caminhada também buscou fortalecer os laços com a comunidade, estimulando a participação ativa de todos na promoção do bem-estar psicológico.
CAPS
Os CAPS nas suas diferentes modalidades são pontos de serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, composto por equipe multiprofissional, que atua interdisciplinarmente e realizam atendimento às pessoas com transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em crises ou nos processos de reabilitação psicossocial para adultos, jovens e crianças, e são substitutivos ao modelo de internamento.
O horário do atendimento é das 08:00 às 16h30. No CAPS, a gestão oferece atendimento de Psiquiatra, Psicóloga, Terapeuta, Enfermagem, Serviço Social, Musicoterapia, Técnico em Enfermagem. No serviço ocorre também dispensação de medicamentos, grupo de mulheres, grupo de terapia comunitária, entre outros.
CAMPANHA JANEIRO BRANCO
A Campanha Janeiro Branco é uma iniciativa que tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. Ela surgiu como uma resposta à necessidade de promover reflexões sobre a vida, relações, objetivos e passados, especialmente no início do ano.
Algumas sugestões para priorizar o bem-estar mental na rotina diária incluem:
Autocuidado: reserve tempo para atividades que proporcionem relaxamento e prazer;
Estabelecer limites: saiba dizer não a compromissos que possam causar sobrecarga;
Organize a rotina: estabeleça metas realistas e faça uma boa gestão do tempo entre responsabilidades e lazer;
Cultive relacionamentos positivos: mantenha conexões sociais saudáveis com amigos, colegas e familiares;
Busque ajuda profissional: não hesite em procurar apoio de profissionais de saúde mental quando necessário.