O desembarque no Brasil de 3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 Janssen vai atrasar em um dia. O imunizante da farmacêutica do grupo Johnson& Johnson chegará na quarta-feira (16), e não mais na terça-feira. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Com o atraso, as capitais dos estados deverão receber as doses entre sexta-feira e sábado, já que a pasta se compromete em fazer as distribuições em até 48 horas. A remessa da Janssen chegará no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Segundo a TV Bandeirantes, há a possibilidade de a remessa ser dividida em três lotes. As datas, neste caso, não estão confirmadas.
Validade
A vacina da Janssen tem prazo curto para a apliação. O lote encaminhado ao Brasil teria que ser utilizado até o próximo dia 27. Porém, a fabricante ampliou a data de validade. A documentação sobre esta mudança foi enviada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após avaliação pela área técnica, a diretoria colegiada da agência vai apreciar o pedido e autorizar ou não a prorrogação da validade por um mês e meio. A FDA – órgão dos Estados Unidos que fiscaliza alimentos e produtos de saúde – avalizou esta auteração. Fontes: CNN e UOL