A China realizou nesta quarta-feira (3) um desfile militar, que aconteceu no centro de Beijing, marcando o 80º aniversário de sua vitória da Segunda Guerra Mundial. Além do presidente Xi Jinping, estavam o presidente russo Vladimir Putin e Kim Jong Un, o mais alto líder da República Popular Democrática da Coreia e outros 20 líderes estrangeiros.
Outras figuras importantes também estiveram presente, como o subsecretário-geral da ONU para assuntos econômicos e sociais, Li Junhua, e o ex-primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama.
Este foi o segundo desfile realizado pelo país, desde 2015, que a China realizou um desfile militar para comemorar a vitória contra o Japão. O Japão se rendeu oficialmente em 2 de setembro de 1945, assinando o Instrumento de Rendição. A China designou o dia 3 de setembro como o Dia da Vitória.
O presidente reiterou o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico. “A humanidade está enfrentando de novo uma escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confrontação e resultados mutuamente benéficos ou jogos de soma zero”, alegou.
O governo chinês ainda pontuou que o país é o maior contribuinte de tropas entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, tendo enviado mais de 5 mil soldados de manutenção da paz e mantendo uma força permanente de 8 mil pessoas prontas para missões da ONU.