China reduz importação de soja dos EUA e reforça liderança do Brasil no mercado

Date:

 

As importações chinesas de soja norte-americana despencaram para o menor nível histórico em 2025, agora, o Brasil é o principal fornecedor de grãos para a China. O levantamento foi publicado pela American Farm Bureau Federation (Federação Americana de Escritórios Agrícolas), maior entidade representativa do setor agrícola no país, com 6 milhões de produtores rurais estadunidenses.

Entre janeiro e agosto de 2025, a China importou 5,8 milhões de toneladas de soja dos EUA, queda de quase 80% em relação ao mesmo período de 2024. Já o Brasil exportou mais de 77 milhões de toneladas para o mercado chinês, enquanto a Argentina ampliou suas vendas após suspender temporariamente o imposto de exportação.

Segundo a Federação Americana de Escritórios Agrícolas, a redução é resultado da estratégia chinesa de diversificar fornecedores desde a guerra comercial de 2018. Além da soja, as exportações norte-americanas de milho, trigo e sorgo caíram a zero neste ano.

O Departamento de Agricultura dos EUA projeta que as vendas agrícolas para a China somem US$ 17 bilhões em 2025, 30% a menos que em 2024 e o menor nível desde 2018. Para conter perdas, o governo Donald Trump prepara novo pacote de ajuda aos produtores, enquanto o setor enfrenta queda de preços e aumento de custos logísticos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Após dias de folga, Bahia retoma treinos e inicia preparação para o Ba-Vi

  Após três dias de folga por conta da Data...

Rodoviários da Avanço Transportes decretam greve por tempo indeterminado na RMS

  Os trabalhadores da empresa Avanço Transportes decretaram greve geral...

Sesab descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em Jacobina

  A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)...

Arthur Elias convoca Seleção Feminina para amistosos contra Inglaterra e Itália em outubro

A Seleção Brasileira Feminina já tem data e rivais...