O Bahia venceu o Caxias-RS, nos pênaltis, na noite desta terça-feira (12) e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil. Nas penalidades máximas, o placar foi 6 x 5 no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), após o tempo regulamentar terminar em 2 x 2.
Na hora decisiva, o goleiro Marcos Felipe pegou duas cobranças, Víctor Cuesta converteu a última e rendeu a classificação para a próxima fase e mais 2,205 milhões na conta. O time baiano aguarda o sorteio do próximo adversário no torneio mata-mata. As datas dos confrontos também serão definidas pela CBF.
Enquanto isso, o próximo compromisso do Bahia é pelo Campeonato Baiano. No sábado (16), o Tricolor recebe o Jequié na Arena Fonte Nova, às 16h, no jogo de volta da semifinal do Estadual.
O JOGO
Primeiro tempo
O Caxias começou a todo vapor e logo conseguiu abrir o placar no Estádio Centenário (RS) após Caio Alexandre empurrar contra a própria meta. Depois do gol, o Bahia começou a jogar e impôs sua estratégia de posse de bola com troca de passes rápidos. Não demorou muito e o Tricolor conseguiu o empate com Cauly. O Esquadrão seguiu no controle da partida e com bela jogada coletiva, Thaciano virou o marcador e a equipe baiana chegou a uma marca histórica: 10 mil gols marcados. Fim da primeira etapa com o Bahia em vantagem.
Gol do Caxias! Aos quatro minutos, Marcelo cobrou o escanteio, a bola explodiu no peito de Caio Alexandre e foi morrer no fundo das redes. Infelicidade do volante ao marcar o gol contra.
Empate do Bahia! Aos 18, Víctor Cuesta quebrou a linha defensiva gaúcha com um belo passe rasteiro para Cauly. O camisa 8 dominou na meia-lua e bateu cruzado para empatar a partida.
Aos 30 minutos, Arias avançou em velocidade pela direita e cruzou no segundo poste. Jean Lucas testou em direção ao gol, mas a finalização foi fraca e a zaga grená bloqueou.
Virada Tricolor ! Aos 40, Everton Ribeiro recebeu na entrada da área e de calcanhar deixou a bola com Everaldo. O centroavante deu uma de lateral e cruzou para trás. Thaciano se antecipou à marcação e virou o placar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, a partida continuou com o mesmo roteiro – o Bahia valorizou a posse de bola tentando encontrar espaços para ampliar o marcador e o Caxias buscou sair da forte marcação baiana. A partir dos 30 minutos, o jogo esquentou – passou a ter muitas faltas e poucas finalizações. Quando parecia que o Tricolor ia conseguir a classificação, Robinho subiu mais que todo mundo e deixou tudo igual no placar. Fim de jogo e a disputa foi para os pênaltis.
Aos 11 minutos, Tomas Bastos cobrou falta na barreira e Jean Lucas conectou o contra-ataque. Na sequência, Cauly deixou Thaciano de cara com Fabian Volpi, mas o goleiro fez uma ótima defesa.
Aos 24, Cauly abriu com Everaldo e passou para receber. O meia invadiu a área e cruzou para Jean Lucas, que ajeitou e bateu, mas a bola desviou na defesa e foi para fora.
Na hora certa! Aos 30 minutos, Vitor Feijão foi até o fundo e cruzou para Álvaro na marca do pênalti. No momento do chute, o centroavante foi travado por Víctor Cuesta.
Gol do Caxias! Aos 43, Dudu Mandai avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Robinho, que subiu mais que a marcação e testou para o fundo das redes.
Nas penalidades, deu x. O mandante marcou com x. xx e xx fizeram para o x, mas xx e xx desperdiçaram. As cobranças terminaram em xx.
FICHA TÉCNICA
Caxias 2 x 2 Bahia ( 5 x 6 nos pênaltis)
Copa do Brasil – 2ª fase
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: 12/03/2024 (terça-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Roger Goulart (RS)
Gols: Caio Alexandre e Robinho (contra) (Caxias) / Cauly e Thaciano (Bahia)
Cartões amarelos: Vitor Feijão, Marcelo e Robinho (Caxias) / Kanu, Santi Arias, Caio Alexandre, Marcos Felipe, Everton Ribeiro e Rezende (Bahia)
Pênaltis: Marcelo (X), Robinho (X), Dudu Mandai, Vitor Feijão, Álvaro, Peninha, Pedro Cuiabá, Denilson (X) (Caxias) / Everaldo, Santi Arias (X), Luciano Juba, Yago Felipe (X), Cauly, Biel, Everton Ribeiro, Víctor Cuesta (Bahia)
Caxias: Fabian Volpi; Marcelo ©, Denilson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Pedro Cuiabá), Elyeser (Álvaro), Emerson Martins (Robinho) e Tomas Bastos (Peninha); Vitor Feijão e Gabriel Silva (Geilson). Técnico: Argel Fuchs
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Kanu, Víctor Cuesta e Rezende (Luciano Juba); Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro © e Cauly; Thaciano (Biel) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni