Com 2º trimestre melhor que o esperado, mercado revisa projeções do PIB de 2022

Date:

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre e 2,5% no semestre, surpreendendo positivamente ao ficar acima da média projetada pelo mercado financeiro. O destaque ficou com o setor de serviços, que cresceu 1,3% no trimestre.

Com este desempenho da economia brasileira, bancos e casas de análise revisaram nesta quinta-feira (1º) as suas projeções para o PIB brasileiro em 2022 depois do resultado do segundo trimestre vir acima do esperado.

A Genial Investimentos elevou sua projeção para um crescimento de 2,8% ante os 2,5% anteriores, citando como destaques o setor de serviços, com a normalização de atividades presenciais, o consumo das famílias, refletindo estímulos fiscais e um mercado de trabalho mais robusto, e o setor industrial.

Já o Bank of America subiu a previsão de crescimento de 2,5% para 3,25%, mantendo expectativa de alta de 0,9% em 2023.

O Inter também revisou a projeção para cima, esperando agora alta de 2,6%.

Para o Goldman Sachs, a economia brasileira teve um bom desempenho no primeiro semestre mesmo com condições financeiras mais apertadas e a aceleração da inflação, com uma atividade “particularmente robusta” no setor de serviços e uma resiliência de crescimento. A projeção foi revisada de 2,2% para 2,9%, com crescimento próximo de 1% em 2023.

Também em relatório, o banco ABC elevou a previsão para o PIB de 2,8%, ante 2,2% anteriormente, com expectativa de alta de 0,7% em 2023.

Já a Órama revisou a projeção de 2,2% para 2,7%, enquanto a Ativa Investimentos anunciou revisão para o PIB de 2022 de crescimento de 1% para 2%, citando “dados mais positivos do primeiro semestre”.

A Eleven afirmou esperar agora um crescimento de 3%, ante os 2% anteriores, “em linha com a divulgação positiva das contas nacionais do 2T22, que deixou um carry-over de 2,6% para o ano”.

O Banco MUFG revisou a projeção de 1,7% para 2,7%, destacando porém que espera contração no quarto trimestre.

A Suno e a XP Investimentos também anunciaram que devem revisar suas expectativas para o PIB deste ano, mas ainda não divulgaram os novos números.

Em relatório, a XP destacou que “a atividade econômica brasileira cresceu fortemente nos dois últimos trimestres, com destaque para o sólido aumento da demanda doméstica. Nossa projeção para a variação do PIB em 2022, atualmente em 2,2%, tem claro viés de alta”.

A instituição vê, ainda, viés positivo para a previsão de alta de 0,5% em 2023, “a despeito da política monetária em território amplamente contracionista e o enfraquecimento da economia global”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...

Vitória encaminha a contratação de volante que disputou a Série A

  O Vitória acertou a contratação do volante Caíque Gonçalves....