Com chapa única, Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF

Date:

 

O médico roraimense Samir de Araújo Xaud foi eleito, de forma unânime, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em pleito realizado na manhã deste domingo (25), na sede oficial da entidade, localizada no Rio de Janeiro. A candidatura, única na disputa, recebeu o apoio de 25 federações estaduais e de dez clubes das Séries A e B. A chapa inscrita foi batizada de “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.

Xaud foi eleito com 103 dos 141 votos possíveis e somente a Federação Paulista de Futebol não compareceu para votar. A eleição acontece em meio à oficialização da saída de Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. O dirigente afastado apresentou petição, na última segunda-feira (19), ao Supremo Tribunal Federal (STF), desistindo de sua tentativa de retornar ao cargo. A decisão ocorre poucos dias após o desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinar seu afastamento definitivo da presidência.

Junto com Samir, também foram eleitos oito vice-presidentes: o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Michelle Ramalho (Federação Paraibana), José Vanildo (Federação do RN), Ricardo Paul (Federação do Pará), Ednailson Rozenha (Federação do Amazonas), Rubens Angelloti (Federação de SC), Fernando Sarney (ex-presidente interino da CBF) e Gustavo Dias Henrique (Federação do DF).

Aos 41 anos, Samir Xaud nasceu em Boa Vista, capital de Roraima. Médico infectologista e especialista em medicina esportiva, também atua como empresário e é dono de um centro de treinamento voltado à saúde, vida fitness e bem-estar. Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) desde 1986, Samir foi eleito em janeiro deste ano para assumir oficialmente a presidência da entidade estadual a partir de 2027, com mandato até 2030 — o que pode não ocorrer caso ele assuma de fato o comando da CBF.

Apesar de ainda não ter tomado posse oficialmente na FRF, Samir já atua como gestor da federação desde 2023, em um processo de transição. Nesse período, tem buscado ampliar o investimento no futebol local com apoio do setor privado e do poder público. Atualmente, apenas o Grêmio Atlético Sampaio (GAS) representa o estado em torneios nacionais, disputando a Série D.

Além da atuação no esporte, Samir já tentou carreira política. Foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo PV, obtendo 2.069 votos. Em 2022, tentou uma vaga na Câmara Federal pelo MDB e somou 4.816 votos, mas não se elegeu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

No apagar das luzes, Bahia vence o Atlético-MG e entra no G-4 do Brasileirão

  O Bahia entrou no G-4 da tabela de classificação...

Na estreia de Carille, Vitória perde para o Inter e volta para o Z-4 do Brasileirão

  Na estreia do técnico Fábio Carille, o Vitória segurou...

Trump anuncia tarifas de 30% para União Europeia e México

  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta sexta-feira...