Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a cadeira do Ministério da Justiça e Segurança Pública ficará vaga, caso o nome do ministro Flávio Dino seja aprovado para a Suprema Corte. Aliados do presidente Lula (PT) acreditam que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, tem o perfil desejado pelo mandatário para ocupar o posto. No entorno do ex-magistrado, a avaliação é que ele não recusaria um convite formal para o posto. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a ser cogitada para o cargo. As informações são do jornal O Globo.
Conforme aliados, Lula procura um nome com estofo político e experiência no Judiciário para assumir o cargo. Lewandowski é considerado o único dos concorrentes à vaga que fala em pé de igualdade com qualquer ministro do STF.
Há expectativa de que Lula e Lewandowski conversem sobre o assunto nos próximos dias. O encontro não deve ocorrer antes da sabatina de Dino na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, rito que precede a votação no plenário da Casa, programada para o dia 13 de dezembro. Eles viajaram juntos aos Emirados Árabes, para a COP28, na semana passada.