Com um pênalti polêmico assinalado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, o Bahia foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, no final da manhã deste domingo (25), na Arena do Grêmio, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol que definiu a partida foi marcado por Braithwaite na cobrança na marca da cal, no segundo tempo.
Com o resultado negativo, o Tricolor baiano estaciona nos 15 pontos e caiu para o sétimo lugar na tabela de classificação. Com 12, o time gaúcho deixou a zona de rebaixamento ao saltar para a 12ª posição.
Na próxima rodada, o Bahia recebe o São Paulo no sábado (31), às 18h30, na Arena Fonte Nova. Mas antes disso, o Esquadrão de Aço decide a vida na Libertadores, contra o Inter, na quarta-feira (28), às 19h no horário de Brasília, no Beira-Rio, pela sexta e última jornada da fase de grupos. O time baiano é o terceiro colocado com sete pontos na tabela do Grupo F, um a menos do que o Colorado, que é o segundo.
Primeiro tempo
A primeira jogada de perigo foi do Bahia aos sete minutos na cabeçada de David Duarte aproveitando a cobrança de escanteio de Cauly, que passou perto da trave direita de Tiago Volpi. A resposta do Grêmio veio três minutos depois, Cristaldo levantou a bola na cobrança de falta, a zaga tricolor não afastou, Braithwaite chutou para o corte de Gilberto. Na sobra, Wagner Leonardo tocou de cabeça para a defesa de Marcos Felipe. Aos 14, Lucho Rodríguez desperdiçou boa chance ao receber passe de Everton Ribeiro na entrada da área, mas bateu para fora. Quatro minutos depois, o uruguaio perdeu outra boa oportunidade ao receber em profundidade de Gilberto e tocou na saída de Volpi, mas ela foi para fora. Aos 20, Amuzu bateu da entrada da área para a defesa de Marcos Felipe. Manos Menezes foi obrigado a fazer uma alteração aos 21 minutos na saída do machucado João Pedro para a entrada de Ronald. Juba cobrou a falta aos 28, Volpi bateu roupa e David Duarte pegou o rebote, mas finalizou por cima da meta gaúcha. Aos 44, o Tricolor chegou bem no ataque e após troca de passes, Cauly chutou de esquerda para fora.
Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação da primeira etapa. Já o Grêmio tirou Amuzu para a entrada de Pavón. O Esquadrão de Aço chegou bem aos sete minutos, mas Cauly acabou furando na hora de finalizar. Na sobra, Michel Araujo foi travado, Everton Ribeiro chutou na defesa e Caio Alexandre pegou a sobra, mas mandou longe do gol. Aos oito, o árbitro Bruno Arleu marcou pênalti na disputa entre Braithwaite e Marcos Felipe. Ao rever o lance no VAR, ele confirmou a penalidade máxima.
Braithwaite marca para o Tricolor gaúcho
O Grêmio abriu o placar com Braithwaite aos 15 minutos. O dinamarquês bateu no meio para estufar as redes. Grêmio 1×0 Bahia
O Esquadrão de Aço quase empatou na boa cobrança de falta de Lucho Rodríguez que mandou no ângulo, mas Tiago Volpi fez grande defesa mandando para fora. Aos 27, Juba cobrou o escanteio, a bola atravessa a pequena área e Erick Pulga dá leve desvio, mas ela foi para fora. Depois, aos 38, Juba perdeu boa oportunidade ao receber passe de Willian José, tocou na saída de Volpi, mas ela foi para fora. Aos 55 minutos, Caio Alexandre recebeu o cartão vermelho direto por segurar Aravena na saída de um contra-ataque. Ao rever o lance no VAR, o árbitro e retirou o vermelho do meia do Tricolor.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 1×0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 10ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25/05/2025 (domingo)
Horário: 11h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartão amarelo: Cristaldo, Amuzu, Pavón, Aravena (Grêmio) / David Duarte, Ramos Mingo, Everton Ribeiro (Bahia)
Gol: Braithwaite (Grêmio)
Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Villasanti, Dodi e Cristaldo (Gustavo Martins); Cristian Olivera (Aravena), Braithwaite (Arezo) e Amuzu (Pavón). Técnico: Mano Menezes.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro (Kayky) e Michel Araujo (Rodrigo Nestor); Cauly (Iago Borduchi), Erick Pulga e Luciano Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.