A Arena Fonte Nova será palco de mais um duelo entre Bahia e Atlético-MG, neste sábado (12), às 21h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca a retomada da competição após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa e coloca frente a frente duas equipes que vêm protagonizando embates intensos nos últimos anos, com grande peso na história recente dos clubes.
Apesar da vantagem histórica do Galo nos números gerais, o confronto é marcado por equilíbrio e momentos decisivos: são duas vitórias para cada lado e um empate nos últimos cinco encontros.
Duelo carrega histórias marcantes
Em dezembro de 2021, o Atlético venceu o Bahia por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, numa virada dramática após o Tricolor abrir 2 a 0. O tropeço em casa foi um dos fatores que pesaram para o rebaixamento da equipe ao fim daquela temporada.
Dois anos depois, os papéis se inverteram. Em dezembro de 2023, na última rodada do Brasileirão, o Bahia goleou o Galo por 4 a 1, também na Fonte, e escapou do rebaixamento em grande estilo.
O resultado consolidou o time na Série A e foi determinante para que o clube baiano recebesse mais atenção do Grupo City — movimento que impulsionou a montagem do atual elenco e garantiu vaga na fase preliminar da Conmebol Libertadores na temporada de 2024.
Entre esses dois extremos, o equilíbrio seguiu dando o tom. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023, o Atlético levou a melhor e venceu por 1 a 0 em Belo Horizonte.
No ano seguinte, as equipes empataram por 1 a 1 no Mineirão e o Bahia aplicou 3 a 0 na Fonte Nova.
Equilíbrio e rivalidade crescente
Apesar da distância geográfica e da ausência de uma rivalidade tradicional entre torcidas, Bahia e Atlético-MG vêm acumulando confrontos relevantes, principalmente nos últimos anos.
O duelo deste sábado, portanto, carrega não apenas a disputa por três pontos no Brasileirão, mas também o peso de um histórico recente recheado de reviravoltas, alívios e frustrações para os dois lados.
A promessa é de mais um capítulo intenso dessa trajetória, agora em um momento em que ambas as equipes buscam um lugar na parte de cima da tabela. O Galo ocupa a 7ª posição, com 20 pontos, um a menos que o Bahia, que está no 5º lugar. O vencedor da partida pode dormir no G-4 do Brasileirão nesta rodada.
Bahia x Atlético-MG: Histórico de confrontos
Total de jogos: 59
– 24 vitórias do Atlético-MG
– 19 empates
– 16 triunfos do Bahia
Jogos do Atlético-MG como mandante: 28
– 17 vitórias do Atlético-MG
– 6 empates
– 5 triunfos do Bahia
Jogos do Bahia como mandante: 30
– 10 triunfos do Bahia
– 13 empates
– 7 vitórias do Atlético-MG
Últimos cinco confrontos:
– Bahia 3×0 Atlético-MG (2024)
– Atlético-MG 1×1 Bahia (2024)
– Bahia 4×1 Atlético-MG (2023)
– Atlético-MG 1×0 Bahia (2023)
– Bahia 2×3 Atlético-MG (2021)