Contra exploração sexual infantojuvenil, operação ‘Parador 27’ é deflagrada em Candeias. Confira!

Date:

 

A Polícia Civil da Bahia por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e da 20ª DT (Delegacia Territorial) de Candeias, com o apoio do Conselho Tutelar, deflagraram na tarde desta quinta-feira (12), operação com objetivo de coibir a exploração sexual infantojuvenil no município.

A operação está sendo realizada em alusão ao Maio Laranja – mês dedicado ao alerta da sociedade sobre o combate à exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes e acontece simultaneamente em todo o país.

A Delegada titular da DEAM, Dra. Érica Guimarães, reforçou a importância da colaboração da comunidade: “Estamos aqui deflagrando essa operação policial, porém, a violência sexual na maioria das vezes é silenciosa, diferentemente de outras violações que são mais visíveis, por isso é importante o engajamento e conscientização de que qualquer suspeita de exploração ou abuso de crianças e adolescentes deve ser denunciada para que possamos investigar e solucionar o caso. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia mantém o Disque Denúncia pelo 181, onde a ligação é gratuita e as informações fornecidas podem ser feitas em total anonimato bem como o disque 100 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos”, pontuou.

A incursão foi deflagrada nos bairros da Caroba e do Centro da cidade, mobilizando duas viaturas, seis investigadores de polícia, dois delegados e três conselheiros tutelares que acompanharam a operação integralmente, fiscalizando pontos vulneráveis, onde crianças e adolescentes são um potencial alvo, como bares, na busca de possíveis ocorrências de abuso e exploração sexual envolvendo menores. Ao final da diligência, nenhum crime foi constatado e ninguém foi preso.

“Nosso serviço de inteligência apontou a necessidade de fazermos essa operação exatamente nesses locais, e embora não tenhamos a princípio encontrado nenhum flagrante de exploração sexual envolvendo crianças ou adolescentes isso não quer dizer que eventualmente não possa estar acontecendo. A Polícia Civil está atenta e podem ter certeza que outras operações com esse mesmo objetivo continuarão a acontecer com frequência”, afirmou o delegado titular da 20ª DT de Candeias, Dr. Vítor Eça.

Os conselheiros tutelares presentes: Adriele Ferreira, Jeane Araújo e Gleisson Caia ressaltaram a importância das constantes operações nessas localidades buscando coibir as práticas delituosas contra a criança e o adolescente.

DADOS:

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. 80% dos abusos acontecem dentro de casa. 1 em cada 3 a 4 meninas será vítima de abuso ou exploração sexual antes dos 18 anos, entre os meninos 1 em cada 6 a 10. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

 

Foto e texto: Emerson Oliveira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Novo Fies: Caixa inicia calendário de aditamento

  A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quarta-feira (15) o...

Pix tem maior queda de transações desde 2020

  O número de transações realizadas via Pix registrou a...

Mega-Sena acumula e prêmio será de R$ 38 milhões no próximo sorteio

  Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.815 realizado...

Novas tarifas de ônibus em Feira de Santana entram em vigor no sábado

  As novas tarifas de ônibus de Feira de Santana...