Contra o Melgar, Bahia retoma sonho na Copa Sul-Americana

Date:

 

O Bahia conquistou, em 2020, seu primeiro triunfo em 11 jogos fora do Brasil em torneios oficiais. O retrospecto do Tricolor inclui mais seis empates e quatro derrotas, e sempre foi um empecilho para o clube se estabelecer no cenário internacional. Nesta quinta-feira, 29, a equipe comandada por Mano Menezes terá a chance de aproveitar a evolução vista nos últimos anos para continuar a mudar essa história. O Esquadrão enfrentará o Melgar, do Peru, no Estádio Nacional de Lima, às 21h30.

Nesta década, o Bahia participou de sete Copas Sul-Americanas, e teve sua melhor participação em 2018, quando foi eliminado pelo Athletico-PR nos pênaltis, nas quartas de final. Nos 24 jogos disputados no período, o clube da capital baiana teve 11 triunfos, quatro empates e nove derrotas: aproveitamento de 51%.

Antes disso, o Tricolor só esteve presente em três torneios internacionais: as Libertadores que disputou. Nas duas primeiras (1960 e 1964) caiu na primeira fase, tendo bom desempenho apenas em 1989, quando perdeu nas quartas para o Inter. É importante ponderar que, desde 2012, o Bahia só passou da segunda fase da Sul-Americana uma única vez, justamente em 2018.

Dessa vez, a oportunidade se intensifica por causa do adversário. De acordo com o jornalista peruano Luis Burranca, do jornal Jugada Maestra, o Melgar, apesar de ter um bom ataque, é muito fraco defensivamente. Em 20 jogos pelo Campeonato Peruano de 2020, a equipe marcou 24 gols e sofreu 23.

Para Burranca, o Bahia pode ter sucesso caso adote estratégia parecida com a usada na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG: a do contra-ataque. “Não tenha dúvidas de que o Melgar pode sofrer muito com isso. Pode-se dizer que o time é bom dos três quartos de campo para a frente. Mas defensivamente é muito frágil”, revelou a imprensa

Além disso, ele citou também a fragilidade atual do futebol peruano, que não tem representantes nas oitavas de final da Copa Libertadores. As únicas chances do país em torneios continentais são com Melgar e Sport Huancayo, que também está na Sula.

Cuidados

A principal força do ataque do Melgar é o mexicano Othoniel Arce. Em 20 jogos na temporada, ele já balançou as redes 10 vezes e deu duas assistências. Ao seu lado, está Joel Sanchéz, que tem seis gols.

Ambos movem o ataque peruano. A equipe costuma atuar em um 4-3-3, segundo Burranca, mas pode alterar para o 4-2-3-1. A ideia é povoar o meio-campo e dar mais liberdade para os laterais, Paolo Reyna e Eduardo Rabanal, que possuem qualidade ofensiva.

O jornalista contou ainda que o Melgar saiu fortificado da pandemia do novo coronavírus, não obtendo tantos prejuízos. “A pandemia prejudicou a venda de produtos, mercadorias do clube, a receita de bilheteria, mas o clube tem conseguido se manter no azul, por assim dizer. Como muitos clubes peruanos, sai fortalecido da pandemia”, afirmou.

Bolas paradas

Na quarta, 28, no último dia de preparação para a partida, o técnico Mano Menezes aproveitou para treinar bolas paradas ofensivas e defensivas. Ele dividiu a equipe em dois e treinou várias situações. O meia Rodriguinho, que não viajou com a delegação para o Peru, segue transição física após a lesão no pé.

Após o treino, o zagueiro Lucas Fonseca, que completará 300 jogos pelo Bahia na noite desta quinta, avaliou que a participação do Bahia na Copa Sul-Americana tem que ser de time grande. “O torcedor, assim como a gente, e o clube de maneira geral, almeja buscar o título da competição em que está. Acredito que uma equipe que pensa grande sempre tem que pensar em evoluir”, afirmou o jogador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 42 milhões

  O concurso 2.786 da Mega-Sena desta quarta-feira (16) não...

Panificação da Osid lança nova linha de biscoitos neste sábado (19)

  O Centro de Panificação Santa Dulce, das Obras Sociais...

Davi Brito recebe bronca de juiz em caso contra Tamires Assis; habeas corpus é arquivado

  A situação de Davi Brito, campeão do BBB 24,...

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026

  A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional...