Corpo de montanhista brasileiro é encontrado no Peru

Date:

 

O corpo do montanhista e fotógrafo brasileiro Edson Vandeira Costa, de 36 anos, foi localizado no Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, região de difícil acesso no Peru. Ele estava desaparecido desde 29 de maio, junto aos peruanos Pretel Alonzo Homer Efraín, 34, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31. A confirmação foi feita neste domingo (22) pelo presidente da Associação de Guias de Montanha do Peru (AGMP), que solicitou apoio do governo para o resgate.

Os três eram estudantes do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM) e faziam curso para aspirante a guia pela Federação Internacional de Associações de Guias de Montanha. A expedição aconteceu no Parque Nacional Huascarán, onde escalaram o pico de 6.025 metros e deveriam ter retornado em 1º de junho.

O presidente da AGMP relatou que os corpos foram achados por uma equipe de busca da entidade e pediu, formalmente, que o Ministério da Defesa peruano forneça um helicóptero para o transporte dos resgatistas, enquanto a Polícia Nacional deve atuar diretamente na retirada dos corpos.

A família de Edson já havia apelado ao Itamaraty por apoio. Em nota, relataram o uso de todos os recursos possíveis em parceria com autoridades e voluntários locais, mas destacaram a necessidade urgente de estrutura especializada. Edson vivia no Peru, era colaborador da National Geographic e History Channel, e finalista do Wildlife Photographer of the Year em 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

  O uso de internet por crianças e adolescentes entre...

TJD-PR pune jogador vítima de injúria racial com suspensão maior que a do agressor

  O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) julgou,...

Com Pulga em campo, Bahia se reapresenta no CT Evaristo de Macedo após triunfo sobre o Inter

Depois do triunfo sobre o Internacional, o elenco do...

INSS diz que pode interromper processamento da folha de pagamento por falta de recursos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirma que...